/ Notícias / Cerimônia marca recondução de Bachettini para novo mandato como reitor da UCPel
Cerimônia marca recondução de Bachettini para novo mandato como reitor da UCPel
15.12.2021 | 16:39 | #institucional
Cerimônia marca recondução de Bachettini para novo mandato como reitor da UCPel

O reitor na Universidade Católica de Pelotas (UCPel),  José Carlos Pereira Bachettini Júnior, permanecerá à frente da instituição pelos próximos quatro anos (2022-2025). A cerimônia de recondução presidida pelo chanceler da UCPel, arcebispo metropolitano Dom Jacinto Bergmann, também reconduziu o vice-reitor, padre Marcus Bicalho, nomeou dois novos pró-reitores, Ezequiel Megiato e Magda Westermann, e empossou coordenadores de cursos e gerentes de áreas. 

Ao assumir o novo mandato, Bachettini se tornará o reitor mais longevo no cargo. Liderando a instituição desde 2012, comanda o trabalho voltado à recuperação financeira da instituição e sua reestruturação. Durante seu último mandato,  foi um dos responsáveis por transformar a Faculdade de Medicina na maior escola médica do Rio Grande do Sul.

Em sua fala na cerimônia, Bachettini lembrou dos cinco pilares responsáveis por nortear o trabalho desde 2012: universidade de ensino-aprendizagem com qualidade reconhecida; centro de conhecimento de referência; agente promotor de inovação social e cultural; comunidade aberta, unida e sustentável, com base na identidade cristã e governança UCPel.  

O reitor também lembrou do sonho do fundador da UCPel, Dom Antônio Zattera, de disponibilizar uma educação superior de qualidade para promover o desenvolvimento regional. “Nos últimos 22 meses enfrentamos juntos o desafio da pandemia. Cada professor, cada técnico-administrativo estiveram envolvidos em manter o calendário acadêmico e a prestação de serviços à sociedade”, disse.  

Para o reitor, na década que passou foram muitos os desafios vencidos. “Nos afastamos daquele difícil ano de 2012, em que tudo parecia impossível. Aprendemos que a esperança abre horizontes e ajuda a construir saídas. Nesse período, poderíamos citar dezenas de ações. Mas, trago para o início do novo ciclo o que julgamos o maior legado: as portas abertas“. 

A cerimônia de recondução ocorreu presencialmente na noite desta terça-feira(14) no Campus I, e contou com a presença de lideranças estaduais e regionais. A transmissão do evento está disponível no Canal do Youtube da UCPel


Posse coletiva 

Em seu discurso, Dom Jacinto Bergmann usou a parábola de Jesus presente no Evangelho de Lucas, capítulo 19, versículos 12-27, para agradecer o empenho do reitor e de toda a equipe da UCPel. Além da recondução do reitor e do vice-reitor, tomaram posse o novo pró-reitor acadêmico, professor Ezequiel Megiato, e a nova pró-reitora administrativa, administradora Magda Westermann.  

Na área acadêmica, receberam portaria de nomeação os docentes: Moema  Chatkin (Diretora do Centro de Ciências da Saúde); Ana Cláudia Lucas (Diretora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas); Dom Ricardo Hoepers (Diretor do Instituto de Formação Humanística); Patrícia Giusti (Diretora de Educação a Distância); Ricardo Pinheiro (coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu) e José Luis Costa (coordenador de Educação Continuada). 

Permanecem como coordenadores de cursos de graduação os professores: Andréa Veiga Wagner (Psicologia); Sérgio Almeida,  (Engenharia da Computação); Ana Luiza Barcellos (Direito); Chiara do Nascimento (Biomedicina e Engenharia de Produção); Cristina Porciúncula (Jornalismo e Publicidade e Propaganda); Elemar Maganha (Farmácia); Enir Cigognini (Teologia); Fábio Mendes (Segurança Pública); Flaviano Moreira (Fisioterapia); Gerusa Thiel (Ciências Contábeis); Jeferson Schneider (Letras); Karen Carvalho (Enfermagem); Laura Zambrano (Arquitetura e Urbanismo); Leandro Pieper (Engenharia Elétrica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores); Mara Medeiros (Serviço Social); Maria Tereza Dode (Estética e Cosmética); Marco Antônio Moreira (Engenharia Civil); Patrícia Guerreiro (Odontologia); e Paulo Gubert (Filosofia).

Na área administrativa foram reconduzidos o médico Edevar Machado Júnior (Diretor de Assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula);  administrador Maurício Karini, (Diretor de Gestão do Hospital Universitário São Francisco de Paula);  padre Marcus Bicalho (Diretor da Rádio Universidade); Bianca Weber dos Santos Neves (Diretora do Centro da Criança São Luiz Gonzaga).

Da mesma forma, receberam a portaria de nomeação os gerentes Ivan Rodrigues (Comunicação e Marketing); Aline Duarte (Gestão de Pessoas); Carlos Leuchtenberger (Tecnologia e Informação); Debora Bourscheid (Infraestrutura); Gisele Lemos Correa (Recursos Humanos); Juliana Pereira (Setor de Materiais); Karina Schafer (Financeiro); Soilo Conceição (Contabilidade); Thais Danenberg (Coordenadoria de Planejamento, Controle e Qualidade); Daiane Dias (Gerente Administrativa do Curso de Medicina); Graziele Lima (Núcleo Pedagógico); Tiago Gadret (Registros Acadêmicos); Marília Dias (Comissão Própria de Avaliação); Demócrito Primo dos Santos (Chefia de Gabinete); Fabiane Bruneto (Secretaria Executiva); Fábio Castro Neves (Escritório de Desenvolvimento Regional); e Jairo Halpern (Procuradoria Jurídica). 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?