A manhã desta sexta-feira (24) foi especial para colaboradores, médicos e clientes do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Órgão auxiliar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a instituição reuniu hoje a premiação do concurso literário alusivo aos seus 50 anos de existência e o descerramento do quadro com a fotografia do médico e vice-reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, diretor geral do Hospital entre os anos de 2003 e 2007. A homenagem entrou para a galeria de imagens dos diretores do HUSFP.
Ocorrido entre os dias 02 de maio e 30 de junho deste ano, o concurso de poesias teve como objetivo resgatar a história da instituição por meio da escrita em versos. Yeda Araújo Pereira, com a poesia “Um dia no hospital”, Valnei Fagundes dos Santos, que escreveu “Sagrada Assistência” e Tristão Alencar Oleiro, com o texto “Francisco de Paula”, foram os grandes vencedores da atividade. “Estamos festejando cultura, através da poesia. Isso expressa a gratidão da sociedade por este Hospital que se dedica à cura do corpo e da alma”, disse, em seu discurso, a presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras, Lígia Antunes Leivas. A entidade recebeu um certificado por seu apoio na realização do concurso.
Não menos emocionante, o momento de inauguração do quadro com a fotografia de José Carlos Bachettini Júnior rendeu discursos do reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, do diretor de gestão do HUSFP, Elói Tramontin, e da colaboradora Nair Solange Ferreira. “Este é o momento de passar publicamente a certidão de justiça ao Bachettini pela participação extraordinária de sua gestão nesta nova fase de conquistas que vivemos no São Francisco”, comentou Proença.
Agradecido pelas homenagens, o ex-diretor do Hospital e atual vice-reitor da Universidade dividiu os créditos de cada elogio à parceria com a equipe da instituição. “Todo trabalho que realizei foi com o auxílio de grupos e não sozinho. Humildemente, só tenho a dizer a todos: muito obrigado”.

Vencedores do concurso foram premiados, e o ex-diretor José Carlos Bachettini (C) foi homenageado