Ocorreu na tarde desta sexta-feira (04), a cerimônia de posse do novo coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel), professor Renato Luiz Tavares de Oliveira. O evento contou com a presença do reitor da Universidade, professor Alencar Mello Proença, do vice-reitor, José Carlos Bachettini Júnior, do pró-reitor administrativo, Carlos Ricardo Gass Sinnott, além de várias autoridades da Metade Sul. A partir de agora, o EDR passa a ligar-se diretamente com a Reitoria da Universidade e fixa, como um de seus principais objetivos, expandir a parceria já consagrada com a comunidade econômico-empresarial da Zona Sul do Estado.
Em seu discurso de posse, Oliveira considerou como um desafio o novo momento em sua carreira na Católica. “Todavia, pretendo corresponder esta confiança que recebi e perseguir a missão de procurar potenciais, montar projetos e buscar recursos que colaborem cada vez mais com nossa Zona Sul”, comentou.
A criação de uma grande unidade de consultoria externa é um dos pontos de destaque nos novos projetos do EDR, bem como a inserção no pólo tecnológico a ser implantado pela Prefeitura de Pelotas. Projetos como o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (CiemSul) e a Empresa Júnior da UCPel fomentarão sua parceria com o Escritório na busca pela referência em estratégias de emprendedorismo e desenvolvimento. O Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria da Católica (Itepa) também estreitará os laços, ao incorporar diretamente suas ações nas atividades que unem a Universidade às empresas do segmento econômico.
Para o reitor da UCPel, a atual coordenação deve continuar o satisfatório trabalho realizado pelo professor Sérgio Decker, quando titular do EDR. “O nosso Escritório já participou da história de mais de duas mil empresas de pequeno e médio porte da região. Isso nos faz responsáveis por uma expressiva parcela do desenvolvimento local e nos coloca na responsabilidade de alavancar estes resultados”, completou Proença.
O deputado federal Afonso Hamm, que aproveitou sua passagem por Pelotas para prestigiar a cerimônia, destacou que pretende colaborar com o EDR na ampliação do horizonte empreendedor da Metade Sul. “Coloco-me à disposição como porta-voz e interlocutor do EDR no parlamento. Creio que, agindo em sintonia, a Universidade Católica e as instituições da nossa região podem desenvolver o que chamo de política moderna: a prática de dar visibilidade aos trabalhos e resultados”, afirmou.

Renato Oliveira (E) e o reitor Alencar Proença (D)

Reitor cumprimenta o novo coordenador do EDR

Deputado Afonso Hamm esteve presente