/ Notícias / Centro da Criança São Luiz Gonzaga realiza festa de integração familiar
Centro da Criança São Luiz Gonzaga realiza festa de integração familiar
09.09.2019 | 17:16 | #institucional
Centro da Criança São Luiz Gonzaga realiza festa de integração familiar

O Centro da Criança São Luiz Gonzaga realiza, no dia 14 de setembro, a Festa da Família. Na ocasião, ainda será comemorado o 40º aniversário da instituição. Voltada a alunos e familiares da escola, a atividade será gratuita e ocorrerá das 13h às 17h, no Sest Senat. Brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e cachorro quente serão oferecidos na comemoração.

Destacando a importância de uma educação inclusiva de forma integral, o Centro realiza a Festa da Família há seis anos. Conforme explica a diretora da instituição, Bianca Neves, a inclusão precisa ser estimulada em todas as ações e a festividade busca justamente isso, contemplar todos os núcleos familiares.

Segundo ela, o evento representa o acolhimento e a integração, uma vez que a escola precisa ter um olhar sensível para a realidade familiar e social em que cada criança está inserida. “Diante das diversas configurações familiares existentes, é quase impossível, nos dias de hoje, pensar somente em comemorações de dia dos pais e das mães”, destaca ela.

Na programação da festa estão previstas inúmeras atividades, como som eletrônico e mateada. Para as crianças ainda foram planejados brinquedos infláveis, algodão doce, pipoca e cachorro quente. Além dos alunos e familiares diretos, como pai, mãe e irmãos, podem participar avós, tios, dindos e outros. A festividade ocorre das 13h às 17h, no Sest Senat, localizado na av. Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 1206, Três Vendas.

40 anos de história

Este ano, entretanto, a festa terá um diferencial: a integração com as comemorações dos 40 anos da instituição, completados no dia 5 de setembro. Conforme Bianca, a data tem um significado importante, tanto para a instituição quanto para a comunidade. Atualmente, 73 crianças com idade entre 4 meses e 3 anos e 11 meses são atendidas  gratuitamente.

O serviço é possibilitado através de uma parceria com a Prefeitura de Pelotas. A diretora explica que a demanda não absorvida pela rede pública é encaminhada para instituições filantrópicas, como o Centro. “Realizamos no espaço um trabalho qualificado na educação infantil, impactando significativamente a comunidade pelotense”, afirma ela.

Com uma proposta pedagógica que prioriza o desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral da criança, a escola proporciona aos alunos vivências significativas dentro do espaço educativo. Além disso, envolve os pais de forma ativa no processo de aprendizagem, possibilitando à família momentos dentro do ambiente escolar.

Redação: Manuelle Motta