Desde a paralisação das aulas presenciais em março devido a pandemia de Covid-19, o Centro da Criança São Luiz Gonzaga vem se reinventando enquanto instituição de educação infantil. Além de atividades realizadas através do formato remoto, uma equipe de professoras entregou recentemente kits pedagógicos responsáveis por potencializar a aprendizagem das atividades semanais enviadas às crianças.
A partir do material, crianças de zero a três anos e 11 meses poderão inventar sua própria brincadeira. “Itens como palitos, tinta guache, botões, barbante, por exemplo, ganham um novo significado a partir da interação da criança. Eles são um contraponto aos brinquedos prontos, que muitas vezes possibilitam um número limitado de brincadeiras”, explica a diretora do Centro, Bianca Neves.
Os kits foram entregues às famílias antes do decreto que classificou Pelotas com a bandeira vermelha e devem começar a ser usados a partir da semana que vem. De acordo com Bianca, a composição das chamadas sacolas viajantes foi fundamentada pelos conceitos do brincar heurístico e do mini ateliê, integrantes das concepções pedagógicas da escola pautada pela abordagem Reggiana.
As professoras Tuane Martins, Jessica Souza, Andriele Parker, Franciele Brisolara e Simone Oliveira foram as responsáveis pela ação pedagógica, que ocorreu entre os dias 1º e 3 de julho. Conforme as docentes, esta foi uma forma de aproximação das famílias e crianças, contribuindo para o fortalecimento de vínculos.
Para a mãe da Manu, Letícia Damasceno, a pandemia gerou apreensão, especialmente pela dificuldade de entreter uma criança em um espaço pequeno. “Logo em seguida surgiram várias propostas de atividades remotas enviadas pela professora que estão sendo de grande valia”, comenta.
Sobre a entrega do kit, Letícia ficou encantada com o cuidado do material enviado. “O suporte que Lar da Criança tem nos oferecido conforta e ameniza as dificuldades do dia a dia. Mesmo momentaneamente de longe, seguimos juntos na caminhada de proporcionar uma infância feliz aos nossos pequenos” acredita Letícia.
Para as professoras, o rápido reencontro no momento da entrega, seguindo criteriosamente os protocolos de distanciamento e biossegurança, foi gratificante. Na avaliação das docentes, a experiência ainda significou uma formação de âmbito qualitativo, além de ter sido ao mesmo tempo enriquecedora.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101