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Centro da Criança São Luiz Gonzaga completa 44 anos de história
14.09.2023 | 17:03 | #institucional
Centro da Criança São Luiz Gonzaga completa 44 anos de história

Há mais de quatro décadas promovendo bem-estar e aprendizado de qualidade às crianças do município, o Centro da Criança São Luiz Gonzaga tem muitas vivências para compartilhar. Essa é a premissa da segunda edição da exposição “Memórias Afetivas no cotidiano da Escola das Infâncias” que marca a celebração dos seus 44 anos, a ocorrer no dia 16 de setembro.

Através de fotografias que retratam as experiências das crianças atendidas pelo centro, familiares terão um contato ainda maior com os processos de aprendizagem presentes na proposta pedagógica da instituição. Processos estes que são o foco das atividades realizadas, segundo ressalta a diretora do centro, Bianca Neves. 

A exposição também vai ao encontro de outro fundamento pedagógico da instituição: a interação entre o espaço educativo e o universo familiar. “Estes registros são necessários para que se possa dar visibilidade e materializar para as famílias as experiências de aprendizagem que são oportunizadas no contexto da escola”, observa Bianca. 

Além da exposição, o Centro também recebeu no dia 5, data oficial de seu aniversário, uma benção do Frei Gilmar Antônio Lorenzon, pároco da instituição. A comemoração do dia 16, organizada com captação de recursos de parceiros, é aberta a familiares das crianças atendidas pelo centro e contará com a apresentação musical das DJs Vânia e Vanessa Madeira. 


Há 44 anos servindo à comunidade


O Centro da Criança cumpre importante papel social e econômico no atendimento à primeira infância no município. Em parceria com a Prefeitura de Pelotas, a instituição assiste mais de 70 crianças, contribuindo à demanda reprimida de educação infantil da cidade.

Há mais de 40 anos tem como mantenedora a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC). Com um programa educacional alicerçado nas Pedagogias Participativas, a instituição filantrópica traz como princípios o protagonismo da criança, a escuta sensível, o ambiente como terceiro educador e o vínculo afetivo. 


Redação: Caroline Albaini

 

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