/ Notícias / Centro da Criança da UCPel oferece doações e auxílio a distância para famílias atendidas

O Centro da Criança São Luiz Gonzaga, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), adotou algumas estratégias de suporte às famílias afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Mesmo sem atividades presenciais, a escola utiliza de canais de comunicação, como e-mail e redes sociais, para enviar materiais de auxílio pedagógico. A ajuda também abrange a alimentação das crianças através da doação de cestas básicas.

As estratégias visam, essencialmente, prosseguir com o desenvolvimento integral dos alunos e fortalecer o vínculo familiar. Profissionais de três áreas da escola atuam de forma integrada, enviando os materiais semanalmente e se colocando à disposição com suporte online.

A área pedagógica, como pilar do processo de ensino, tem apresentado propostas de brincadeiras e interações para crianças, enquanto a psicológica busca trabalhar o emocional das famílias, com folders e vídeos educativos. Já o serviço social é responsável por esclarecer todo tipo de dúvidas sobre auxílio emergencial, benefícios eventuais e questões relacionadas a seus direitos sociais.

Doação de cestas básicas

Diante das dificuldades em época de pandemia, os profissionais do Centro da Criança se uniram em prol da solidariedade. Através de parceiros, a escola captou recursos e organizou uma ação para abastecer as residências: kits contendo cesta básica de alimentação estão sendo doados àquelas famílias que possuem maior vulnerabilidade social.

“Nós conhecemos a realidade e a vulnerabilidade de algumas famílias que atendemos. As cinco refeições das crianças, realizadas diariamente na escola, passaram a ser feitas nas suas residências. Com isso, há um aumento significativo no consumo de alimentos em casa”, comenta a diretora do Centro, Bianca Weber Neves.

O kit contém aqueles mantimentos considerados essenciais para a alimentação. São eles: arroz, feijão, massa, óleo, açúcar, leite e bolacha. As doações são realizadas semanalmente.

Feedback positivo

As estratégias adotadas vêm causando impacto positivo nas famílias. A ferramenta Whatsapp, principal canal de comunicação entre as partes, é utilizada pelas famílias para expor o avanço das crianças.

“Alguns retornam com feebacks bem detalhados, inclusive compartilhando registros dessas atividades que foram executadas em casa. Outros agradecem o carinho e a preocupação da escola com eles”, conta a diretora. Mesmo com o constante auxílio à distância, a escola ainda oferece horário presencial para acolher possíveis demandas. O plantão ocorre segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 13h.

Redação: Rafael Mirapalheta