/ Notícias / Centro Acadêmico do HUSFP é inaugurado
Centro Acadêmico do HUSFP é inaugurado
12.08.2013 | 18:36 | #medicina
Centro Acadêmico do HUSFP é inaugurado
Seis salas de aula, dois auditórios, sala dos professores e biblioteca, climatizados e dotados de uma grande infraestrutura. São estes os espaços compõem o Centro Acadêmico do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel). Na manhã desta segunda-feira (12), personalidades - como os primeiros professores e alunos do curso de Medicina da UCPel, que neste ano completa 50 anos - estiveram presentes na solenidade de inauguração do local, que servirá ao processo de ensino-aprendizagem dos cursos da área da saúde.

A atuação da Universidade, intimamente ligada com a proposta de ensinar atendendo, materializa-se, também, no espaço. O Centro Acadêmico fica no andar térreo do Hospital, abaixo da emblemática rampa do HUSFP. Local que, anos atrás, lembraram os presentes, costumava alagar e fazer com que pacientes fossem retirados às pressas ao sinal de chuva. "É um momento de conquista e realização. A área está maravilhosa", adiantou o diretor do HUSFP, Valdir Schäffer. De acordo com ele, a obra pôde caracterizar-se por duas palavras: ousar e empreender. Dois termos que, segundo ele, estavam presentes na natureza do fundador da Universidade, Dom Antônio Zattera. "O Evangelho diz que o administrador bom e fiel fica cuidando das coisas do Pai. É isso o que o administrador bom e fiel deve fazer: ousar e empreender", mencionou ele, fazendo alusão à gestão da Universidade.

A diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da UCPel, professora Moema Chatkin, afirmou que a inauguração do Centro Acadêmico era a realização de um sonho. "Temos como objetivo a transformação do estudante em profissional ético e capacitado. Qualificando espaços estamos procurando a melhor qualificação dos nossos alunos", disse.

Momento ímpar
O reitor, José Carlos Bachettini Júnior, ressaltou o momento em que se inaugura o Centro Acadêmico: nas comemorações dos 50 anos do curso de Medicina. Ele falou sobre a dedicação ao paciente e o currículo inovador do curso, baseado na premissa de ensinar atendendo. "Estamos à frente de nosso tempo", disse.

O reitor falou ainda sobre a importância do HUSFP, que atende metade do Sistema Único de Saúde (SUS) da região. "Não somos uma universidade pública e cuidamos da melhor maneira da parcela do aluno", disse, sobre a valorização do investimento acadêmico, como no caso de obras que qualificam o ensino e a saúde. "É daqui para cima nosso padrão de qualidade no constante aperfeiçoamento do ensino acadêmico e do Hospital", definiu.

Na ocasião, uma placa em homenagem ao reitor foi descerrada, marcando sua trajetória primeiro como aluno, depois como médico no HUSFP, diretor do Hospital, vice-reitor e reitor.

O chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, trouxe uma reflexão sobre a humanidade cada vez mais dispersa e preocupada com interesses individuais. "Hoje não vivemos centros, mas dispersões. A palavra 'centro' busca reunir. Aproveitamos a inteligência que Deus nos deu e usamos a serviço da transformação, da vida. O Centro Acadêmico, por si só, já é bênção", disse.

Alunos aprovam
Para a estudante do quarto ano de Medicina, Letícia Pires, 25, investimento dos alunos tem sido bem aplicado. "Dá ânimo ver que a Universidade está indo para frente", disse.

O vice-presidente do Diretório Acadêmico (D.A.) da Medicina, Leonardo André Menegatti, 23, considera que o espaço deverá enriquecer não só o curso de Medicina. Segundo ele, dois auditórios refletirão na infraestrutura da Universidade e a Biblioteca é um espaço de destaque. "O aprendizado se torna mais prazeroso em uma sala bem estruturada. A Biblioteca se tornou um ambiente para se sentir acolhido e o acervo melhorou. O reitor está fazendo um bom trabalho e a administração está sendo bem feita", avaliou.

* Para ver mais fotos, clique na imagem principal.