/ Notícias / Central de atendimento à saúde de forma remota acontece em laboratórios da UCPel
09.05.2024 | 14:48 | #medicina #institucional #enchente-rs

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) cede espaço para atendimentos de Saúde Digital, serviço de núcleo de Telemedicina disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pelotas. Tanto técnicos e profissionais da saúde quanto professores e alunos da universidade estarão atendendo nas centrais de apoio à comunidade, respondendo às dúvidas e aos diagnósticos de necessidades nos âmbitos da saúde coletiva e da saúde mental.

Em meio ao momento vivido, dos riscos da enchente que acontece na cidade de Pelotas, a central, que está em funcionamento desde o período da pandemia de 2020, prestará apoio a qualquer pessoa que necessitar de encaminhamento, orientações e dúvidas. A prioridade são as demandas de atendimento de crianças, domiciliados e acamados; doenças crônicas (diabetes, hipertensão, bronquite, asma); e de saúde mental.

Para a pró-reitora acadêmica, Moema Chatkin, o recebimento das demandas de necessidade da população é um dever da universidade. “É uma ação de responsabilidade social, seguimos dando toda essa atenção para toda a população através desta comunidade acadêmica. Então, também é uma parte da formação desses alunos que estão na prática, compreendendo o seu papel enquanto cidadãos e responsáveis pela sociedade, onde eles atuam e irão atuar quando profissionais”, ela fala.

A equipe multidisciplinar que integra a central são  enfermeiros, médicos, psiquiatras e psicólogos. Para a coordenadora da saúde digital, Angela Roberta Alves Lima, a importância dos atendimentos está na constância. “Não teve nenhum prejuízo para a população já que não ficamos nenhum dia sem atender”, ela diz.

Além disso, pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora de Fátima, que fechou devido aos riscos dos alagamentos, receberão atendimentos virtuais no mesmo setor, com um número de atendimento próprio.

Como funciona o atendimento

O paciente pode entrar em contato por telefone com a central de atendimento, indicado com sua demanda de saúde, dúvidas ou necessidade de apoio. Após isso, recebe as orientações e encaminhamento para a especialidade, e, se necessário, uma consulta virtual com o profissional da área será marcada por chamada de vídeo através do Google Meet ou Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O contato primário e em tempo real com profissionais da saúde, com o agendamento em um curto período, permite que o paciente possa ser atendido em qualquer lugar que estiver, precisando somente do acesso à internet.

Saúde Digital

Telefones: (53) 3284-2596 ou 99954-4977

Pacientes da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Fátima

Telefone: (53) 98147-1580 ou e-mail ubsfatimaonline@gmail.com

Horário de atendimento: 7h30 às 18h30

UCPel Solidária

A UCPel, através de sua Capelania e do setor de Gestão de Pessoas, antecipou sua campanha anual de arrecadação para o inverno. Além das roupas, estão sendo arrecadados itens de primeira necessidade, como produtos de higiene pessoal, roupas íntimas (novas), limpeza, alimentos, água, cobertores e colchões. Os donativos serão encaminhados para as regiões afetadas. Qualquer pessoa pode doar.

As doações podem ser feitas no Campus I (acesso pela rua Dom Pedro II) e no Hospital Universitário São Francisco de Paula.

Redação: Lucia Ippolito