/ Notícias / Celebração antecipa aniversário do Instituto de Menores
Celebração antecipa aniversário do Instituto de Menores
01.07.2016 | 19:22 | #institucional
Celebração antecipa aniversário do Instituto de Menores
O Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, vinculado à Mitra Diocesana de Pelotas, completa 92 anos de existência no dia 03 de julho. Para celebrar a data, uma missa e um almoço comemorativo foram realizados nesta sexta-feira (01) na sede do instituto. O grupo musical Notas de Esperança, formado por crianças e adolescentes atendidos na instituição, ficou responsável pela atração musical.

Estiveram representando a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti, o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio Castro Neves, o diretor-executivo da Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), Alexandre Voser, e o Assessor de Comunicação da UCPel, Cleiton Decker. Durante a visita, os representantes da reitoria aproveitaram para conhecer as obras de melhorias que estão sendo realizadas no instituto.

Histórico

A história do Instituto de Menores começa em 03 de julho de 1924, com a fundação da Associação dos Meninos Desvalidos, pelo então bispo de Pelotas, Dom Joaquim Ferreira de Mello. A instituição atendia menores abandonados nas ruas de Pelotas em regime de internato, semi-internato e externato, com a finalidade de recuperar e oportunizar condições de melhoria e qualidade de vida.

Atualmente, o trabalho é pautado no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, através de oficinas socioeducativas e atividades de reforço escolar, recreação e lazer direcionadas a crianças e adolescentes – de seis a 17 anos – em situação de vulnerabilidade social, vindas de famílias que comprovem renda de um salário mínimo ou que não tenham renda. Além de oferecer refeições, banho, cuidados com a higiene, acompanhamento nutricional e orientação educacional e religiosa para os menores, o Instituto também disponibiliza curso de capacitação e geração de renda aos pais e familiares dos assistidos.

O Instituto de Menores Dom Antônio Zattera funciona na avenida Domingos de Almeida, 3.150 e aceita doações da comunidade pelotense (alimentos, vestuário, material didático, móveis, utensílios e dinheiro) para o desenvolvimento de suas atividades. O telefone do local é o (53) 3228.5505.