Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (10), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Pereira Bachettini Junior, anunciou a mudança na direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula.
Marcio Slaviero fica no cargo até o dia 5 de janeiro, e o professor e atual coordenador do Curso de Medicina da universidade, Cayo Lopes, passa a ocupar o cargo de diretor-geral.
O reitor reforçou o papel do hospital para a região, e da equipe do HU, pelos resultados que foram conquistados, especialmente após a pandemia e durante a enchente de maio, com a sustentação da própria universidade. “O HU se destaca pela promoção da saúde de forma ética e humanizada. É responsável por um milhão de atendimentos em 2024, que impactou mais de 150 mil pessoas, reafirmando sua influência regional. O médico e professor Cayo tem formação e vivência com professores, alunos e equipes médicas, sempre atuou em várias frentes, e a partir de janeiro, assume o comando do hospital com tranquilidade, experiência e transparência. Certamente vai fortalecer a saúde regional com foco humano e inovador”.
Cayo Lopes é formado em Medicina pela UCPel em 2004. Pós-graduado em Nefrologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em 2010 e em Medicina de Família e Comunidade, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2015. É coordenador do curso de Medicina da UCPel desde julho de 2022.
Lopes se sente honrado e desafiado com a indicação. “A expectativa é enorme por se tratar do maior cenário acadêmico da maior escola médica do Rio Grande do Sul. Seguiremos entregando um trabalho qualificado e comprometido, esse é o nosso dever”.
Slaviero deixa o cargo com sentimento de orgulho e dever cumprido. "Muito orgulho das nossas conquistas. Junto à equipe do hospital e com apoio da universidade, o HU tem entregue seus objetivos, buscou uma melhor sustentabilidade, aproximou a academia e ofertou serviços assistenciais de qualidade à comunidade. Não há dúvida que seguirá em ótimas mãos. Agora o foco é fazer uma excelente transição”, completou.
Currículo
Desde setembro de 2015, atua como professor do curso de Medicina da UCPel, nas disciplinas do Núcleo de Saúde Coletiva, além de preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e médico da Atenção Primária à Saúde em UBS ligada à universidade. Foi chefe do Núcleo de Saúde Coletiva da UCPel e coordenador do internato em Estratégia de Saúde da Família.
Supervisor médico do Programa Mais Médicos para o Brasil, através da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), de agosto de 2015 a setembro de 2022 e de setembro de 2023 a abril de 2024. Tutor Acadêmico Principal do Projeto Mais Médicos para o Brasil (SA/PMMB), no âmbito da UCPel, desde março deste ano. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde no Ciclo Vital da UCPel.
Possui experiência em Nefrologia Ambulatorial e Terapia Renal Substitutiva, com atuação nos serviços Nefron Transplante e Diálise LTDA em Porto Alegre/RS, e no Centro de Diálise do Vale do Assu em Assu/RN. Destaque para atuação em Atenção Primária à Saúde, em Unidades Básicas de Saúde com Estratégia de Saúde da Família, no município de Porto Alegre/RS.
Slaviero assumiu a direção do HUSFP em junho de 2022, e sai para assumir novos desafios.
Redaçao Marcela Santos
Redação Marcela Santos