/ Notícias / Católica tem projeto pré-aprovado pelo Pibid
Católica tem projeto pré-aprovado pelo Pibid
O projeto “Universidade e escola: Criando laços e compartilhando saberes”, desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi parcialmente aprovado pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do Governo Federal. O resultado foi divulgado no dia 19 de junho no Diário Oficial da União. Junto ao projeto da UCPel, foram aprovadas parcial ou integralmente outras 242 propostas oriundas de instituições de ensino superior de todo o Brasil.

O Pibid financia bolsas com o propósito de fomentar a formação inicial de profissionais do magistério. Na Católica, a proposta é trabalhar com professores, alunos e bolsistas de cinco cursos de licenciatura – Ciências Biológicas, Letras, Matemática, Filosofia e Pedagogia – para implantar o projeto junto à Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção, à Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Arthur de Souza Costa e à Escola Estadual Padre Anchieta. “Creio que o diferencial que nos levou a esse resultado foi a proposta bem elaborada em cima da humana docência, uma temática que vai trabalhar escola, comunidade, educadores e educandos”, comentou a coordenadora geral do Pibid na UCPel, professora Jara Fontoura. “Será uma oportunidade de a Universidade Católica estreitar laços com as escolas e, com esse projeto, disponibilizar teorias, através das práticas, já que o saber fica inviabilizado sem esse entrelaçamento”.

Após a aprovação definitiva do projeto, o próximo passo será chamar os professores das escolas públicas para reuniões com a coordenação que representa a Universidade. O início dos trabalhos deve ocorrer até o dia 14 de agosto e o prazo de execução é de até um ano. Se a comunidade aprovar e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) considerar válido, o projeto poderá ser prorrogado por mais doze meses.