Nos dias 28, 29 e 30, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será um núcleo de debate sobre direitos humanos na América Latina. A Universidade sedia o Seminário Permanente de Direitos Humanos Xabier Gorostiaga, evento que congrega estudiosos de vários países, que têm a proposta de apresentar seus trabalhos e discutir idéias pela melhoria da vida humana. O Seminário ocorre no Auditório Central da Católica, e as inscrições já estão abertas.
O encontro de Direitos Humanos é de caráter científico, que envolve acadêmicos – professores e alunos – de universidades latino-americanas em torno do debate acerca do tema, na busca de mecanismos que possibilitem a garantia das conquistas históricas da humanidade para os grupos sociais marginalizados e excluídos. Em sua quarta edição, o evento será realizado em homenagem à professora doutora Gilda Correa Meyer Russomano.
Na programação, haverá apresentações de trabalhos científicos produzidos por grupos de alunos ou individualmente por professores. A maior delegação confirmada até agora é a do Uruguai, com quase 30 pessoas. A que vem de mais longe é do Chile.
A conferência de abertura será proferida pelo professor David Sanchez Rúbio, da Universidade de Sevilha, na Espanha. A conferência do segundo dia será do diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Uruguai, professor Martim Risso, que falará sobre gênero e política.
Para o coordenador do evento, professor Samuel Chapper, o Seminário proporcionará entrosamento e intercâmbio entre os participantes. É a primeira vez que a Católica sedia um evento desse porte envolvendo estudantes. “O evento é a melhor maneira de os alunos perceberem que o conhecimento vai além da sala de aula. Trabalhos de qualidade serão expostos, principalmente com caráter social”, salientou.
As linhas de discussão do evento são “Migrações Internacionais e Direitos Humanos” e “Gênero, Política e Direitos Humanos”. “Sob essas linhas teremos várias abordagens”, explicou.
Da UCPel, a professora Anelize Corrêa falará sobre a área de migrações internacionais. Um grupo de alunos, orientado pelo professor Marcelo Moura, apresentará pesquisa sobre gênero e política.
Da sala de aula para a sociedade
Segundo Chapper, a expectativa é de que o debate sobre o assunto extrapole as fronteiras e atinja vários espaços. “O avanço da efetivação dos direitos humanos não vai se dar apenas pela legalização, mas pela implementação no dia-a-dia. Nesse sentido o evento vem para despertar a consciência sobre o tema e aprofundar conhecimentos sobre o assunto”, destacou.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas no saguão do prédio do curso de Direito (Rua Anchieta, 1274), nos horários de aula dos três turnos, ou pelo site www.ucpel.tche.br/direitoshumanos. A data limite para inscrição de trabalhos é 25 de maio. Para participar como ouvinte, as inscrições podem ser feitas até o momento do evento. O investimento é de R$ 20,00 para estudantes e R$ 30,00 para profissionais. A inscrição inclui certificado de 20 horas e ingresso para festa no Bar e Restaurante Rua XV. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail direitoshumanos@ucpel.tche.br.
Programação
28/05
Conferência de Abertura – Prof. Dr. David Sanchez Rúbio
Universidade de Sevilha, Espanha
29/05
Universidades Expositoras
9h30min – Universidade Católica de Pelotas
10h – Universidade Católica de Córdoba
11h – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
11h30min – Docentes do Centro Universitário Ritter dos Reis e Universidade Católica do Uruguai
16h – Universidade Federal de Pelotas
16h30min – Universidade Católica do Uruguai
17h – Centro Universitário Ritter dos Reis
17h30min – Docentes da Universidade Católica de Pelotas e Universidade de Córdoba
19h – Conferência com Prof. Dr. Martim Risso
Universidade Católica do Uruguai
21h – Recepção aos professores visitantes, autoridades e convidados
30/05
Universidades Expositoras
9h30min – Fundação Universidade de Rio Grande
10h – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
11h – Universidade Andrés Bello
11h30min – Docentes da Universidade Andrés Bello, Universidade Federal de Pelotas e Centro Universitário Ritter dos Reis
16h – Docentes da Fundação Universidade de Rio Grande e Universidade Católica de Córdoba
16h30min – Universidade de Córdoba
17h – Universidade Católica de Pelotas
17h30min – Docentes da Universidade Católica de Pelotas e Universidade Andrés Bello
19h – Cerimônia de Encerramento
21h – Festa de confraternização no Bar e Restaurante Rua XV