/ Notícias / Católica recebe selo de Empresa Amiga do Hemopel
Católica recebe selo de Empresa Amiga do Hemopel
14.06.2013 | 17:15 | #institucional
Católica recebe selo de Empresa Amiga do Hemopel
Apenas 1,9% das pessoas da região é doadora de sangue. Se esse índice subisse para mais de 4%, a situação de escassez - que provoca inúmeras solicitações na mídia e nas redes sociais - poderia ser, pelo menos, amenizada. Esses são dados que motivam o projeto Juntos pela Vida, promovido pelo Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel). Na tarde desta sexta-feira (14), ocorreu o lançamento oficial e a entrega do selo Empresa Amiga do Hemopel para aquelas instituições que já começaram a abraçar a causa, incluindo a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A data não poderia ser mais propícia: o Dia Mundial do Doador de Sangue. O projeto busca a ampliação do número de potenciais doadores. A parceria com as empresas contribui na mobilização de seus colaboradores, fomentando a importância da doação. A empresa parceira carregará, junto à sua marca, o selo Empresa Amiga do Hemopel, que a identificará como organização socialmente responsável.

De acordo com o diretor do Hemopel, Guilherme Bergmann, a escassez de sangue nos hemocentros só pode ser combatida com ações práticas. "Essa é uma ação preventiva, que tem como foco a conscientização", disse.

A secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann, lembrou que a doação é um ato voluntário e salientou que a participação das empresas será um estímulo para que as pessoas sejam doadoras.

A vice-prefeita Paula Mascarenhas falou sobre a força da ação coletiva para a comunidade. "Altruísmo, generosidade e solidariedade são valores que constroem a sociedade", disse.

O presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, José Vellinho Pinto, mencionou que ações como esta servem de exemplo para o Rio Grande do Sul.

Adesão
A UCPel e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) já são parceiros do projeto, especialmente em função da Agência Transfusional do Hospital, que periodicamente promove ações ligadas ao tema e deverá continuar a promoção da conscientização entre seus colaboradores.