A tranquilidade marcou a realização do Vestibular de Fevereiro da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na manhã deste domingo (15). Com apenas um caso de atraso, o processo transcorreu sem incidentes, retificações nas provas ou atendimentos médicos. Cerca de 400 candidatos disputaram as vagas para os 25 cursos de graduação oferecidos. A listagem dos aprovados será divulgada na próxima quarta-feira, 18 de fevereiro.
Além das 50 questões sobre as disciplinas comuns do Ensino Médio, a prova única trouxe, também, três temas para redação. Os candidatos puderam dissertar sobre a assunção ao poder do presidente americano Barack Obama, a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta um alargamento da vida média da população do país nos próximos anos, e a frase “Viver é negócio muito perigoso”, de Guimarães Rosa.
Esta última foi a temática escolhida pelo vestibulando Carlos Eduardo Holz, de 21 anos, o primeiro a deixar o local de prova. Aliás, para ele, desenvolver o assunto na redação não foi uma tarefa tão difícil quanto responder às demais questões. “Estava bastante complicado, mas espero conseguir passar”, disse, ao mencionar que escolheu disputar vaga para o curso de Fisioterapia, um dos mais concorridos deste processo seletivo.
De acordo com o coordenador do Vestibular, professor Fabian Primo, o número de candidatos faltosos corresponde a 8% do total de inscritos.
Confira aqui o gabarito da prova.