As opções são variadas e podem confundir aqueles que querem escolher uma profissão. Engenharia, Economia, Publicidade ou Fisioterapia? Ciências exatas, humanas, ambientais, saúde? Sem contar as dúvidas sobre o mercado de trabalho. Para auxiliar na escolha, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por meio do curso de Psicologia, promove Orientação para Habilidades Profissionais. Nos dez encontros propostos, os mais indecisos podem refletir sobre suas aptidões e discutir sobre as profissões que gostariam de seguir. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre que carreira seguir pode participar, não importando a idade ou o estágio profissional. De acordo com a coordenadora da atividade, professora Rosane Feijó, a orientação pode ser feita tanto com pessoas que ainda não escolheram a profissão, quanto com as que querem descobrir suas habilidades dentro da graduação que realizam ou mesmo saber se estão no caminho certo.
Serão vários grupos de orientação, nos turnos da manhã, tarde e noite. A dinâmica dos encontros engloba abordagens de autoconhecimento, técnicas para reflexão, debate e pesquisa sobre profissões. Também serão aplicados instrumentos para medir aptidões, habilidades e interesses. Ao fim dos encontros, será elaborado o perfil de cada um dos participantes, entregue individualmente.
Muitas dúvidas
De acordo com a professora, o elemento fundamental do processo é o autoconhecimento. “No momento em que começo a me conhecer melhor, sei o que é bom e o que não é. Na reflexão e no descobrimento de si é que se fazem as escolhas”, destacou.
Quase 300 pessoas já fizeram orientação pelo projeto da Católica, que já ocorre permanentemente há um ano e meio. “Todos têm habilidades. Só precisam descobrir”, tranquiliza a coordenadora. Casos como os de medo de assumir o gosto por determinada área ou pressões dos amigos e da família também contribuem para a confusão na cabeça dos jovens. “Já tivemos casos de pessoas que nunca quiseram admitir certas habilidades porque achavam que não tinham jeito e pessoas que precisaram superar conflitos familiares para seguir o que realmente gostavam”, pontuou.
Ampla ação
Escolas e cursinhos pré-vestibulares que desejarem podem solicitar a realização de oficinas promovidas pelo curso de Psicologia. Segundo a professora, a questão chega até mesmo às pré-escolas. “Quando chegar o fim do ensino médio, a escolha da profissão não vai ser um ‘monstro’, mas algo natural”, explicou.
Inscrições
As inscrições para a Orientação de Habilidades Profissionais podem ser feitas na Clínica Psicológica da UCPel, pelo telefone (53) 2128-8401, de segundas a sextas-feiras, das 8h às 12h ou das 14h às 22h, ou no sábado, das 9h às 12h e das 13h às 15h. A Clínica fica no Campus II da Universidade (Rua Almirante Barroso, 1.202).