/ Notícias / Católica realiza com sucesso a Rua da Extensão
Católica realiza com sucesso a Rua da Extensão
31.10.2008 | 00:00
Católica realiza com sucesso a Rua da Extensão
Quem esteve de passagem pela rua Gonçalves Chaves entre Três de Maio e Dom Pedro II, nesta quinta-feira (30), pode conferir um pouco de cada projeto de extensão que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza junto à comunidade. Esta foi a primeira vez que a Mostra de Extensão, já em sua quarta edição, rompeu com as quatro paredes e teve sua estrutura montada na área externa do prédio do Campus I da UCPel. Oficinas, apresentações culturais e distribuição de brindes fizeram parte da iniciativa que chamou a atenção da população.

“Todas as expectativas que tínhamos foram superadas. A participação da comunidade acadêmica foi bastante significativa e houve comprometimento também da comunidade externa”, comentou a coordenadora do evento, professora Fabiane Marroni.

Num dos projetos expostos, cerca de 25 alunos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola) mostraram seus dotes artesanais e musicais nas atividades terapêuticas que o público presenciou. “Este evento foi bem adequado ao que já trabalhamos em termos de reinserção social. Nossa proposta é ocupar todos os espaços da sociedade e incentivar a autonomia de nossos usuários”, disse a psicóloga Rafaela Tillmann.

 Integrante do grupo vocal, Sandra Schwanz, de 58 anos, percebeu que a apresentação agradou. “É bom a gente estar ao ar livre e ver que as pessoas estão gostando do nosso trabalho”, comentou.

Dejanira Canez, de 70 anos, já fez parte de outro projeto da Católica (o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade, Cetres). Hoje, mesmo estando apenas de passeio, ela não perdeu a oportunidade de visitar a Mostra e interagir com a atividade do projeto UCPel Mais Saudável. No estande, a iniciativa cujo mote prega a eliminação do tabagismo, quem derrubasse com a bolinha as latinhas em formato de cigarros, ganhava brindes. “É uma motivação alusiva ao combate do fumo. De forma simbólica, queremos passar a mensagem de que as pessoas devem derrubar o tabaco nas suas vidas”, disse o secretário do projeto, Sandro Maciel.

Além do UCPel Mais Saudável, CAPS e Cetres, outros projetos da Universidade foram expostos, como o Bio Ação, Farmácia Escola, Casa da Criança São Francisco de Paula e os jornais comunitários Folha da Princesa e O Pescador, do curso de Comunicação Social. A 4ª Mostra de Extensão foi realizada paralelamente ao 17º Congresso de Iniciação Científica (CIC) e à 7ª Mostra de Pós-graduação.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?