/ Notícias / Católica oferece atendimento médico e psicológico para jovens gestantes
Católica oferece atendimento médico e psicológico para jovens gestantes
10.09.2008 | 00:00
Católica oferece atendimento médico e psicológico para jovens gestantes
A meta é disponibilizar tratamento pré-natal e psicoterapia a cerca de 800 gestantes com idade entre 10 e 19 anos. Para tanto, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está aguardando as inscrições de futuras mamães que, a partir do segundo semestre gestacional, desejarem um acompanhamento médico e psicológico seguro, gratuito e de caráter preventivo.

O trabalho é fruto de um projeto coordenado pelo professor Ricardo Pinheiro e desenvolvido pelos mestrandos Luciana Quevedo, Rogério Amaral e Alessandra Peres. Intitulado “Intervenção psicológica para prevenção da depressão gestacional e do pós-parto em adolescentes: ensaio randomizado”, o estudo foi concebido com base nos dados que mostram um significativo aumento das reações de ansiedade e depressão em jovens cuja gravidez já ultrapassou os seis meses. Os índices para ocorrência de ideação suicida chegam a 20% nesta faixa etária.

De acordo com Luciana, a intervenção psicoterapêutica deve atenuar bastante os sinais depressivos tanto antes quanto após o parto. “E, independente de ter ou não depressão e estresse, as gestantes podem procurar o projeto para receber o tratamento pré-natal”, explicou. “O objetivo é que a gravidez acompanhada resulte num parto melhor”.

Além das inscrições espontâneas, a equipe percorrerá a cidade em busca de participantes nas clínicas ginecológicas, ambulatórios, postos e outras instituições de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53)2128.8404, das 8h às 18h, e 8118.2197, em qualquer horário. O projeto tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?