O diretor do Centro Politécnico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Paulo Roberto Guterres, representou a instituição no 36º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), em São Paulo, entre os dias 09 e 12 de setembro. Guterres participou como delegado eleitor da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) no evento que priorizou o debate de um ensino voltado à formação de profissionais engenheiros que contribua no desenvolvimento sócio-econômico do país.
A edição 2008 do congresso explorou a temática “Educação, mercado e desenvolvimento: Mais e melhores engenheiros”. Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais do segmento ou de áreas correlatas participaram dos quatro dias de fóruns, minicursos e mesas-redondas, com o intuito de receber atualização sobre alternativas que visem melhorar a educação em engenharia no Brasil.
“A preocupação por métodos de educação com padrões satisfatórios é algo comum no mundo todo e nossa participação neste debate mostra, nitidamente, que a UCPel está no caminho certo, acompanhando as tendências e trabalhando de acordo com as necessidades do mercado”, afirmou Guterres. Conforme o professor, a carência de profissionais, principalmente na área de construção civil, também foi abordada nas discussões.
Visita técnica
Ainda no início do mês de setembro, Guterres e 24 alunos dos diversos semestres do curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica visitaram as instalações da indústria de motores elétricos Weg, em Jaguará do Sul, Santa Catarina. Durante a atividade, a equipe conheceu os setores de produção e a fábrica de motores desta que é uma das maiores empresas do mundo no segmento.
