/ Notícias / Católica leva trabalhos ao mais importante congresso brasileiro de avaliação psicológica
Católica leva trabalhos ao mais importante congresso brasileiro de avaliação psicológica
16.07.2009 | 12:00
Católica leva trabalhos ao mais importante congresso brasileiro de avaliação psicológica
Alunos do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) levarão seis produções científicas ao 4º Congresso do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). O encontro será realizado de 28 de julho a 02 de agosto, em Campinas, na Universidade São Francisco. Paralelamente, ocorrem o 5º Congresso da Associação Brasileira de Rorschach (um modelo de teste psicológico) e a 14ª Conferência Internacional de Avaliação Psicológica “Formas e Contextos”.

Acompanhados da professora doutora Vera Lúcia Marques de Figueiredo, que coordena a linha de pesquisa “Construção e Adaptação de Instrumentos Psicológicos”, o grupo levará ao congresso investigações sobre o teste de inteligência WISC-III. Realizadas em Pelotas e Rio Grande, as pesquisas abordam o teste padrão mais utilizado no mundo, que avalia a inteligência de crianças e jovens entre seis e 16 anos, adaptado para o Brasil pela própria professora, durante sua tese de doutorado. O WISC-III inclui provas, perguntas orais e tarefas de execução, como jogos para montar, avaliando 12 habilidades cognitivas diferentes. “Sempre que se precisa fazer uma avaliação de inteligência em crianças e adolescentes, esse é o teste de referência”, explicou a professora.

As pesquisas do grupo abordam a qualidade desse instrumento de identificação em variados contextos. Adaptação do teste para surdos, validação para crianças com problemas de aprendizagem, criação de forma simplificada para utilização em pesquisas e investigação dos critérios de fidedignidade do método são os pontos abordados pelo grupo da Católica.

A equipe coordenará em Campinas a mesa-redonda “Novos Estudos sobre Características Psicométricas do WISC-III”, ou seja, as evidências de que o teste é de qualidade. Neste espaço, serão debatidos os trabalhos dos mestrandos Shana Gularte Della Vechia e Francisco Antônio Vidal, e da acadêmica de Psicologia Jaciana Gonçalves Araújo. Haverá também, na modalidade pôster, a apresentação dos trabalhos do psicólogo William Martins de Oliveira, e da aluna Francielle Cantarelli Martins, com a participação do estudante Tharso de Souza Meyer. Tharso também apresentará o trabalho no 21º Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em outubro.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?