Ocorre na próxima segunda-feira (18), às 17h, a inauguração do Espaço de Alimentação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O novo ambiente, localizado no saguão do Campus I da Instituição, reunirá três espaços comerciais e oferecerá à comunidade acadêmica o melhor em cardápios que abrangem desde lanches leves e pesados a refeições próprias para almoço e jantar. Uma drogaria da Farmácia Escola da UCPel também será instalada no local.
De acordo com o arquiteto do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura, Douglas Brombilla, a proposta do espaço atende à antiga necessidade da Católica em disponibilizar versatilidade de produtos alimentares num espaço de integração.
“Buscamos criar um ambiente de cores claras, que valorize o conforto dos usuários”, explicou o responsável pela obra que começou em dezembro e manteve o ritmo acelerado durante as férias para cumprir com a entrega do trabalho na ocasião da volta às aulas.
Para o reitor da Universidade, Alencar Mello Proença, a concretização do Espaço de Alimentação supre perfeitamente a intenção de oferecer espaços agradáveis à comunidade da UCPel. “Esta Casa é o lugar em que passamos grande parte de nossos dias. Por isso é fundamental que ela seja acolhedora”, completou.
Para todos os gostos
Embora proprietária de um espaço já existente na Católica, Xana Gallo não esconde a ansiedade em ver seu novo empreendimento funcionando. E o principal motivo da expectativa é que, ao contrário de sua versão tradicional, o Berola Natural propõe à clientela uma alimentação balanceada que acompanha a tendência mundial de busca ao equilíbrio do corpo e do meio ambiente. “É um convite ao consumo com consciência”, resumiu. “Estamos abrindo mão de ingredientes como o açúcar, o aspartame e a cafeína, em função do cliente que valoriza hábitos saudáveis”.
Conforme a empresária, além dos sucos, consumês, vitaminas, sanduíches integrais, entre outras iguarias, o Berola Natural desenvolverá o que ela denomina de “ações social e ecologicamente corretas”, como a adoção de cardápio em Braille, bancada de acesso para cadeirantes e reciclagem do lixo produzido pela lancheria.
Na Grão de Café Sucos e Lanches, as principais atrações serão os lanches pesados, a exemplo dos baurús, cachorros-quentes, pastéis e croissants. “Será um cardápio bem variado, um bom chamariz para os estudantes”, destacou a proprietária do local, Maria de Fátima Ribeiro. Com uma equipe inicial de doze profissionais, Maria de Fátima disse acreditar que o trabalho será intenso, mas recompensador. “Contamos que o rendimento seja satisfatório”.
A proposta do Espaço de Alimentação da Católica traz também o Baviera Restaurante. Para aqueles que gostam de degustar refeições variadas e preparadas na hora, o local apresenta pratos feitos. De acordo com a proprietária, Vanessa Bierhals Torres, diferentemente de um buffet, onde os alimentos ficam em exposição, as refeições serão preparadas individualmente. Apesar disso, o prato não demora para ficar pronto. “Será um serviço ‘à la carte’, com proposta de fast food”, disse. Uma das novidades fica por conta da bandeja de café da manhã pronta, uma opção para aqueles que querem fazer a primeira refeição do dia na Universidade.
O nome Baviera vem de um estado da Alemanha, e foi escolhido pela origem da proprietária e por ser uma região predominantemente católica – o que vem ao encontro do perfil da UCPel.

Espaço inaugura no dia 18 de fevereiro
Douglas Brombilla
Xana Gallo
Maria de Fátima Ribeiro
Vanessa Bierhals Torres