Na manhã do último domingo (15), data em que a Diocese de Pelotas completou 100 anos de criação, foi celebrada missa em ação de graças pelo bispo da Diocese e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann. O reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, juntamente com o vice-reitor, José Bachettini Júnior, homenagearam a Diocese de Pelotas, entregando a Dom Jacinto um quadro retratando o brasão do centenário. A obra, em tapeçaria, é do artista plástico Túlio Oliver.
A Celebração Eucarística também foi marcada pelo Dia da Família diocesana e pelo encerramento da Semana da Família. Fiéis das paróquias, congregações, movimentos, pastorais, comunidade acadêmica da UCPel, presbíteros e bispos lotaram a Catedral São Francisco de Paula.
Ao falar sobre o centenário, o bispo Dom Jacinto refletiu a ideia-força que une a Diocese: “100 anos, mais compromisso, eucaristia e missão”. Chamou a atenção, também, para a necessidade de “evangelizar a nossa terra santa, Pelotas, pois a igreja existe para evangelizar o povo de Deus”.
Durante a celebração, o bispo destacou os três elementos fundamentais vivenciados nestes 100 anos: fé, esperança e caridade. “Nós somos os protagonistas dessa história, pois somos a Diocese”, falou aos diocesanos. O bispo também fez agradecimentos aos que construíram a história da Diocese até os 100 anos. “A partir do centenário, vamos todos nos comprometer em viver mais a fé, celebrar mais a esperança e construir mais o amor”, ressaltou.
A TV UCPel transmitiu a Missa do Centenário da Diocese ao vivo. A reprise da missa será exibida de terça-feira (17) a sexta-feira (20), às 10h, pelos canais 10 da Via-Cabo e 15 da Net.