/ Notícias / Católica homenageia Dom Jayme e recebe Dom Jacinto Bergmann
Católica homenageia Dom Jayme e recebe Dom Jacinto Bergmann
29.09.2009 | 18:01
Católica homenageia Dom Jayme e recebe Dom Jacinto Bergmann
A manhã dessa terça-feira (29) foi dedicada à apresentação formal do Chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Dom Jacinto Bergmann aos diretores de centros, institutos e órgãos auxiliares, coordenadores de curso, chefes de setor e membros do conselho superior da instituição. Para ilustrar o discurso na cerimônia de acolhida, o pano de fundo escolhido por ele foi a perfeita unidade entre a Santíssima Trindade. Um exemplo para a necessidade de união no contexto da comunidade acadêmica para que as ações desenvolvidas nesse próximo mandato sejam bem-sucedidas.

“Ninguém faz nada sozinho, pois é somando forças juntos que construímos o Reino de Deus. Nós, como instituição de ensino, pastoralmente lideranças na área da Educação, temos a missão de trabalhar pela felicidade das pessoas que compõem a Universidade”, pontuou Dom Jacinto. “Nosso Deus age fazendo tudo em unidade, como Pai, Filho e Espírito Santo. O fazer junto é divino”.

Baseado no capítulo primeiro do Livro de Salmos, Dom Jacinto também destacou quatro verbos que devem nortear sua ação à frente da chancelaria da UCPel. “Conhecer, sentir, continuar e somar são as convicções que motivarão nosso caminho nesse momento para que a Universidade seja como ‘a árvore plantada junto a ribeiros de águas’ e possa dar frutos no tempo apropriado, o tempo divino”.

O reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, deu sua palavra de boas-vindas ao chanceler. “A exemplo do que fizemos nesses 49 anos de Universidade, queremos trabalhar com sabedoria com Dom Jacinto, somando àquilo que será sua contribuição para o desenvolvimento da cidade e da região”, disse.

Despedida
A cerimônia de despedida e homenagem a Dom Jayme Henrique Chemello ocorreu na tarde da segunda-feira (28), exatamente 32 anos após assumir a chancelaria da Universidade. Grato pela manifestação de carinho da comunidade acadêmica, Dom Jayme recebeu um presente da reitoria e presenciou o descerramento de sua foto junto à imagem de Dom Antônio Zattera, fundador da UCPel, na sala que agora será ocupada por Dom Jacinto. “O que levo desse tempo em que fui chanceler da Universidade é que esse título não é para engrandecimento, mas para contribuir para o bem da comunidade”, afirmou.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?