Católica garante cadeira em nova gestão do Conplad
29.04.2008 | 00:00
A eleição dos novos representantes que presidirão o Conselho do Plano Diretor de Pelotas (Conplad) nos próximos dois anos incluiu novamente a Universidade Católica (UCPel) em seu quadro de coordenação. Desde a década de 80 engajada nas decisões que envolvem o documento, a UCPel está representada pelos professores do Centro Politécnico Joseane da Silva Almeida, como coordenadora, e Marco Antônio Lulhier, na suplência.
De estrutura tripartite, o Conplad é composto de representantes do poder público, da comunidade e de instituições denominadas produtoras do espaço urbano, como a UCPel, que capacita profissionais engenheiros e arquitetos a formular os projetos que gerarão a nova estrutura da cidade. “Participar deste planejamento é de extrema importância para a Universidade. Desde o início temos acompanhado as questões que envolvem o Plano Diretor tanto na parte técnica quanto na parte ambiental, por meio de alunos do curso de Ecologia”, exemplificou.
A professora também destacou a relevância da escolha feita em audiência pública por diversos setores da sociedade. “Concorremos entre 11 candidatos a oito cadeiras no Conplad. Saber que esta conquista provém de uma disputa voto a voto é bastante gratificante para nós, enquanto instituição”, disse. “Demonstra que a comunidade reconhece nosso trabalho”.
Além da UCPel, participam desta nova gestão a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e a ONG Grupo de Apoio ao Esporte e à Cultura (Gaec). Cabe a cada órgão assumir a vigência do Conselho por oito meses. A primeira etapa está a cargo da Católica.