A UCPel dá a largada em mais uma saga pela Série Ouro. A equipe da Católica inicia a trajetória deste ano no sábado, dia 5, às 20h30min no Ginásio do Sest-Senat, com um adversário de peso: o Atlântico de Erechim. Com 70% do time renovado, a Católica espera apresentar o desempenho ideal a partir da quinta rodada.
De acordo com o técnico Betinho, o grupo atual é bastante diferente do que vinha atuando pela Católica há três anos e meio. “É uma equipe muito jovem, de qualidade, mas com pouco tempo de treino. O grupo terá que adquirir experiência dentro da competição”, avaliou. O técnico espera que, à medida que avance nos jogos, a equipe da Católica adquira equilíbrio, ritmo e performance. “É uma equipe que vai jogar de forma diferenciada, e estamos procurando uma ‘cara’ para este time”, disse.
Para o diretor do Programa UCPel Esporte, Jorge Moro, o grupo arranca na competição com o desafio de enfrentar um time que faz boa campanha na liga nacional. “O grupo vai oscilar no rendimento, o que é coisa normal numa equipe em formação. Mas sempre vamos atrás do nosso objetivo, que é ficar entre os oito classificados para a próxima fase”, destacou Betinho.
O time da Católica iniciou os treinos – diários – no fim de fevereiro. Para o preparador físico Eduardo Folha, com a proximidade da competição, a ênfase foi no trabalho técnico e tático em quadra. “Mas não descuidamos da questão física, que vai dar base aos jogadores e nortear toda a temporada”, explicou.
Oponentes
Além da Católica, participam da Série Ouro cinco times da liga nacional: UCS, Ulbra, Atlântico de Erechim, ACBF e Horizontina. Também disputam o campeonato os grupos de Três Coroas, Tapejara, Agel de Garibaldi, Gush, Santiago, Santa Cruz e Cerro Largo.
A primeira fase da Série Ouro vai até novembro, quando oito times serão classificados. Nesta primeira etapa, cada equipe disputará 24 jogos.
Quadra em condições
Depois de sofrer grave acidente durante treino, no último dia 17, quando um pedaço de madeira soltou-se da quadra e o atingiu, o atleta Binho recupera-se da cirurgia. Ainda sem previsão de volta aos jogos, Binho faz tratamento com fisioterapia e, no fim deste mês, realiza ultra-som para verificar o progresso da recuperação. “Ainda sinto um pouco de dor e de dificuldade para respirar, mas agora é tratar e esperar”, disse ele, que já retomou as aulas e o trabalho normalmente.
Em função do acidente, a quadra e o ginásio do Sest-Senat passaram por reforma. Oito funcionários trabalham nas obras, que devem ficar prontas hoje (04) à noite. Além da quadra, que foi lixada e será pintada, houve manutenção nas arquibancadas de madeira e nas redes de proteção ao público. O local foi supervisionado pela Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e pelo engenheiro da UCPel Marco Antônio Moreira.
Serviço:
UCPel x Atlântico de Erechim
Data: 05 de abril
Horário: 20h30
Local: Ginásio do Sest-Senat – Av. Ildefonso Simões Lopes, 1.206
Ingressos: R$ 8,00. Estudantes, aposentados, além de professores e funcionários da UCPel pagam R$ 4,00. Antecipados são vendidos no Posto Cidadão Capaz (Rua Félix da Cunha, na esquina com Tiradentes).

Grupo iniciou os treinos em fevereiro
A partida amanhã é contra o Atlântico de Erechim
Time deve pegar o ritmo a partir da quinta rodada
Binho está em recuperação
Quadra do Sest-Senat passou por reformas
Brigada Militar vistoriou o local