Católica é única Universidade em congresso sobre modais de transporte
11.08.2008 | 00:00
Alunos e professores do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram do Fórum de Desenvolvimento Navegar 2008, entre os dias 05 e 07 de agosto, em Porto Alegre. Sob o tema “Multimodalismo: O Grande Desafio”, o evento discutiu as questões navais e hidroportuárias em todo o Brasil. A equipe da UCPel foi a única representante de instituições de Ensino Superior na ocasião.
As palestras, debates e painéis do Fórum abordaram os aspectos fundamentais ao pleno desenvolvimento do sistema logístico de transportes brasileiro passando por todas as suas esferas – rodoviário, ferroviário, aeroviário, fluvial e marítimo.
Em relação à Região Sul do Rio Grande do Sul, o destaque ficou por conta das zonas portuárias e da movimentação que a economia regional deve receber a partir da retomada dos transportes hidroviários. A malha hidroviária do sistema gaúcho é considerada, em seus 758 quilômetros de hidrovias sinalizadas e dragadas, a melhor opção para o escoamento de produtos até o Porto de Rio Grande em função de aspectos como custo baixo, menor impacto ambiental, menor consumo de combustíveis e baixa incidência de acidentes, furtos ou vandalismo.
“Foi dada uma grande ênfase para a nossa região nas discussões sobre a valorização do Superporto de Rio Grande e de medidas para uma maior destinação de cargas ao porto pelotense”, comentou o diretor do Centro Politécnico da UCPel, Paulo Roberto Guterres.
Além de Guterres, o coordenador do curso de Engenharia Civil da Católica, professor Celso Pedreira, também acompanhou a viagem. A equipe aproveitou a oportunidade para visitar a Feira da Indústria e da Construção (Construsul), realizada no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).