A comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participou hoje (01) do início das comemorações do 48º aniversário da instituição. A solenidade de abertura desta manhã reuniu membros da reitoria, diretores de centros, coordenadores de cursos, professores, funcionários e alunos no Jardim da Reitoria. Ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ocorreu o hasteamento festivo das bandeiras.
O reitor da Católica, professor Alencar Mello Proença, em seu pronunciamento, evidenciou a necessidade de união em prol de um objetivo comum: manter a Universidade em posição de destaque na região, mesmo diante da crise que abala as instituições de ensino superior comunitárias que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), dentre elas a UCPel. De acordo com o reitor, são necessárias medidas firmes que sejam capazes de construir uma nova realidade alicerçada na revitalização acadêmica. O reitor finalizou sua fala pontuando que é preciso uma parceria de todos para que “a Católica tenha vida, e vida em abundância”.
Após o discurso, os presentes prestigiaram a apresentação da banda do 4º BPM. Durante todo o mês ocorrem atividades em comemoração ao aniversário da Católica. Na próxima terça (7), data da fundação da Universidade, será celebrada pelo bispo diocesano e chanceler da UCPel, Dom Jayme Chemello, a Missa em Ação de Graças. A celebração ocorre na Capela do Campus I, a partir das 17h. Outras atividades como o lançamento da campanha do vestibular de verão 2009, a apresentação dos dados do balanço social, o Congresso de Iniciação Científica (CIC) e as atividades alusivas aos 50 anos do curso de Jornalismo também integram a programação do mês de aniversário.

Comunidade acadêmica prestigiou apresentação da Banda do 4ºBPM