/ Notícias / Católica celebra aniversário de nascimento de seu fundador
Católica celebra aniversário de nascimento de seu fundador
25.07.2008 | 00:00
Católica celebra aniversário de nascimento de seu fundador
O dia 25 de julho foi de movimento intenso para a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A instituição promoveu uma série de atividades alusivas à comemoração da data em que seu fundador, Dom Antônio Zattera, completaria 109 anos. Novas titulações para o Auditório Central e o Campus da Saúde da Católica e a celebração dos 41 anos da Rádio Universidade fizeram parte das festividades que relembraram a trajetória do religioso em sua luta pelo desenvolvimento da educação.

Logo no início da manhã, houve a troca oficial do nome do Campus da Saúde para Campus Dr. Franklin Olivé Leite. A nova denominação é uma homenagem ao primeiro diretor do curso de Medicina da Católica e amigo pessoal de Dom Antônio, que o incentivou a fundar a graduação. “Este ato é mais que uma homenagem. Conheci o doutor Franklin e posso com certeza reconhecer sua obra em prol da saúde de Pelotas e região”, comentou o chanceler da UCPel, Dom Jayme Chemello.

A titulação contou com a presença do reitor da Universidade, Alencar Mello Proença, do vice-reitor, José Carlos Bachettini Júnior, da pró-reitora acadêmica, Myriam Siqueira da Cunha, e da diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, Moema Chatkin, diretores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Eloi Tramontin, Silvio Reis e Ernesto Nunes, além de representantes da comunidade acadêmica e familiares do doutor Franklin.

Na seqüência, os convidados visitaram as instalações do HUSFP, empreendimento concebido por Dom Antônio Zattera e que representa hoje excelência no atendimento à saúde pública da Zona Sul, além de ter se tornado o grande laboratório de ensino da UCPel. No local, junto à galeria de fotos dos ex-diretores do hospital e do curso de Medicina, foi colocado um quadro com a imagem do bispo.

“Creio que, de todas as suas obras, o HUSFP é a que mais tocou o coração de Dom Antônio, porque representa a causa fundamental de sua existência, ao cuidar dos mais necessitados e manter vivos o trabalho e a força de seu idealizador”, disse o diretor de gestão do hospital, Elói Tramontin.

O bispo foi também homenageado na cerimônia de titulação do Auditório Central da UCPel, agora chamado de Auditório Dom Antônio Zattera, e na missa que marcou a reinauguração da Capela do Campus 1.

Durante seu discurso, o reitor Alencar Mello Proença parafraseou o professor Wallney Hammes, autor da obra “Dom Antônio Zattera - 3º Bispo de Pelotas”, ao listar a religiosidade, a paixão pela educação e o espírito empreendedor como as principais características a serem lembradas na personalidade do fundador da UCPel. “Queremos ressaltar seu comprometimento, celebrando o amor à educação como um exemplo de quem superou obstáculos e levou adiante seus grandiosos projetos a favor da Católica e de Pelotas”, afirmou.

Aniversário duplo
Juntamente com o nascimento de Dom Antônio Zattera, a sexta-feira foi dia de comemorar os 41 anos da Rádio Universidade (RU). E a data não é uma simples coincidência: fazendo jus a suas conhecidas atitudes empreendedoras, foi o próprio bispo quem teve a idéia de criar uma emissora popular e ativamente presente na comunidade.

“Com o esforço e a dedicação de Dom Antônio, aos poucos fomos conquistando este objetivo e hoje a RU é a voz e a vez do povo”, disse o diretor geral da rádio, José Maria Marques da Cunha. “E nesta data significativa para todos, o que queremos é reafirmar esta característica e fazer com que a RU esteja cada vez mais junto à nossa gente”.

Visão empreendedora pela região
Dom Antônio Zattera nasceu em 25 de julho de 1899, em Bento Gonçalves. Em 1911, ingressou no Seminário de São Leopoldo, e, em 1923, foi ordenado padre. Em maio de 1942, foi sagrado bispo da Diocese de Pelotas.

Entre seus importantes feitos, estão a fundação do Instituto de Menores, a aquisição do HUSFP, a criação da RU e a fundação da UCPel, cuja trajetória conduziu até setembro de 1977. Foi também responsável pela reforma da Catedral São Francisco de Paula, construiu o antigo Colégio Diocesano - hoje Campus 2 da UCPel - e implantou novas paróquias.

Em 1972, Dom Antônio foi agraciado com a Comenda do Mérito Educativo das mãos do então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici. Ao completar 78 anos de idade, em 1977, apresentou seu pedido de renúncia do cargo de bispo diocesano. Morreu em 15 de outubro de 1987.

campus_olive_leite_site.jpg
Dom Jayme Chemello e familiares do Dr. Franklin Olivé Leite descerraram o painel (clique aqui e conheça a história do médico)


familiares.jpg
Familiares do Dr. Franklin Olivé Leite prestigiaram a homenagem

auditorio.jpg
Vice-reitor e Dom Jayme Chemello descerraram o letreiro do Auditório

hospital.jpg
Fotografia de Dom Antônio é inaugurada no HUSFP

missa_1.jpg
Missa de reinauguração da Capela do Campus I

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?