/ Notícias / Católica assina parceria com Fragata Futebol Clube
Católica assina parceria com Fragata Futebol Clube
18.01.2011 | 12:05
Católica assina parceria com Fragata Futebol Clube

Na tarde de segunda-feira (17), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) selou parceria com o Centro de Treinamento Fragata Futebol Clube (FFC), que teve suas instalações apresentadas na ocasião. O Reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, assinou o contrato, juntamente com o diretor do Clube, Émerson Ferreira da Rosa.

De acordo com Proença, o propósito que Émerson traz, é o mesmo da UCPel. “Formar cidadãos, trazendo melhorias para a comunidade pelotense: quem tem o mesmo propósito só pode ser parceiro”, disse. “A Católica quer ser parceira porque o Émerson não é apenas um atleta, mas pela sua vida limpa e íntegra”, completou. “Quando há uma parceria, há uma confiança”, disse Émerson, ao expressar alegria pela parceria. “Realizaremos também trabalhos sociais, e esta parceria com a UCPel é muito boa. Queremos,também, implantar ponto de inclusão digital, pois o trabalho não será apenas focado no futebol”, disse o ex-capitão da Seleção Brasileira de futebol.

A UCPel disponibilizará acadêmicos e profissionais das áreas de Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Direito, que atuarão na área esportiva. “Como Émerson nasceu aqui e está fomentando o esporte na cidade, a ideia é dar oportunidade também a acadêmicos daqui, para que incluam prática na área esportiva em seus currículos”, ressaltou o diretor jurídico do FFC, Rafael Magalhães Brauner. Situado na Avenida Herbert Hadler, 1.875, o Fragata Futebol Clube, em termos de estrutura oferece o departamento médico, para atuação dos acadêmicos de Medicina e Fisioterapia, como a recuperação dos atletas na questão física. Já na questão emocional, quem irá tratar os atletas serão estudantes de Psicologia. No setor administrativo, unido ao jurídico, futuramente integrarão acadêmicos da área de Direito.

Desde o segundo semestre de 2010 em negociações, a coordenadora de Extensão da UCPel, professora Maria Clara Soares Salengue, contou que a perspectiva é expandir a oportunidade para que outros cursos participem. “A ideia é aliar a UCPel com a imagem do atleta, que busca possibilitar apoio à crianças para a área esportiva”, afirmou.

Na ocasião também foram apresentados atletas que integrarão o FFC no ano de 2011 nas categorias sub 13, sub 15 e sub 17. Os adolescentes tiveram o primeiro contato com o campo e conheceram a estrutura do Clube. Os profissionais que trabalharão na comissão do FFC, também foram apresentados.

Ação social vai além da formação profissional
O FFC tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre jovens e crianças da Zona Sul do Rio Grande do Sul e oferecer às novas gerações uma alternativa de carreira profissional. Mas, além disso, integração social e escolar, acompanhamento monitorado por psicólogo, dentista, médico, trabalho de acompanhamento e conscientização com os pais, palestra sobre drogas e programa de proteção ao meio ambiente estão entre as atividades que serão desenvolvidas no Fragata.
 
“Nosso objetivo está baseado na formação de atletas profissionais de futebol, e mais ainda de cidadãos, porque o cidadão chega aonde quer”, explicou Émerson. “O nosso trabalho está a serviço dos outros clubes, pois ele atua como trabalho social”, disse o vice-presidente do Clube, Valdomiro da Silva. “Émerson está dando um retorno a comunidade de Pelotas, onde tudo começou”, ressaltou Silva.
Para conhecer a estrutura do empreendimento e obter mais informações, o Clube possui uma página na Internet http://www.fragatafc.com.br/ .

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?