As professoras do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Elisa Piedras e Raquel Recuero tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação no 17º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). As explanações que representarão a UCPel integram um conjunto de debates acerca das principais pesquisas de pós-graduação feitas por profissionais de todo o Brasil sobre o avanço científico, tecnológico e cultural no campo da Comunicação. Na edição 2008 do evento, em junho, Elisa abordará a recepção da publicidade pelas mulheres, enquanto Raquel focará os resultados de sua pesquisa sobre a interação em diários de fotografias na Internet – os fotologs.
Inserido no Grupo de Trabalho (GT) Recepção, Usos e Consumo Midiáticos, o estudo “Recepção da Publicidade no Universo Feminino”, de Elisa Piedras, fala sobre a forma com que as mulheres interpretam os anúncios de produtos direcionados a elas. “Este artigo contém partes do resultado de minha tese de Doutorado em Comunicação (intitulada Publicidade, Imaginário e Consumo: Anúncios no Cotidiano Feminino) referentes à relação das mulheres com os meios de comunicação; se elas preferem assistir TV, ouvir rádio ou ler jornal, por exemplo, para perceber a publicidade no cotidiano”, explicou.
A partir daí, Elisa traçou um perfil indicando como as consumidoras reagem na identificação da linguagem usada em propagandas. “Um dos pontos interessantes foi notar que, com o passar do tempo, elas desenvolveram competências e habilidades que lhe permitem negociar com as informações, desconfiar do que está sendo mostrado e, até mesmo, exercitar seu senso crítico”, disse a professora.
Já no GT Comunicação e Sociabilidade, Raquel Recuero apresentará o trabalho “Práticas de Sociabilidade em Sites de Redes Sociais: Interação e Capital Social nos Comentários dos Fotologs”. Quase dois mil comentários compartilhados na Internet foram utilizados como material no estudo que destaca a forte presença de diálogos nos comentários, bem como a grande freqüência de comentaristas. “Isso pode indicar que os fotologs são usados, em sua maioria, para manter laços fortes, ou seja, manter contato entre amigos”, comentou. “No entanto, alguns apareceram como muito populares e reúnem muitos comentaristas diferentes, o que pode indicar que, apesar do uso social, também há um grupo de pessoas que usa o fotolog para ‘ser famoso’, uma espécie de busca pela popularidade”.
Para Raquel, a escolha dos trabalhos da UCPel pelo Compós representa um grande feito, já que apenas dez pessoas são aprovadas em cada um dos doze grupos de trabalho. “Existem GT’s que chegam a ter 50 candidatos. Ter dois professores selecionados de uma mesma Universidade é bem raro”, destacou.
A 17ª edição do Compós ocorre entre os dias 03 e 06 de junho, na Universidade Paulista (UNIP).

Elisa Piedras (E) e Raquel Recuero (D) foram selecionadas

Professora Raquel Recuero aborda o tema dos Fotologs

Professora Elisa Piedras trata da Publicidade no universo feminino