/ Notícias / Caso de empreendedorismo em escolas de município mineiro é apresentado na UCPel
Caso de empreendedorismo em escolas de município mineiro é apresentado na UCPel
18.08.2016 | 18:24 | #institucional
Caso de empreendedorismo em escolas de município mineiro é apresentado na UCPel
Como um município de 7 mil habitantes, com ampla extensão territorial, em profunda crise econômica e desacreditado pela população conseguiu mudar um cenário que parecia ser irreversível. Este foi o principal mote da palestra "Empreendedorismo no Ensino Fundamental: caso de São Roque de Minas (MG)", atividade organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e desenvolvido na manhã desta quinta-feira (18) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A iniciativa começou a tomar forma em 1991, explicou o assessor de Comunicação e Marketing da Cooperativa Sicoob-Saromcredi, Fernando Frederico da Silva. Antes, em 1960, quando ainda aproveitava os reflexos das atividades de mineração no rio São Francisco, São Roque de Minas contava com 10 mil habitantes. Três décadas depois, pouco mais de 6 mil pessoas moravam no município. Instituições financeiras passaram a deixar o local, o que obrigava os moradores a aplicar o dinheiro recebido em suas atividades - em especial a produção do queijo canastra - em bancos de outras cidades, piorando ainda mais o cenário econômico. A conjuntura de necessidade fez com que fosse criada, em 1991, a cooperativa Saromcredi, hoje Sicoob-Saromcredi.

Além de conceber um agente financeiro para a cidade, o grupo focou em construir uma nova concepção de sociedade para São Roque de Minas, baseada em equilíbrio econômico e social. Com o trabalho rendendo frutos, os cooperados identificaram a necessidade de investir em educação. Assim nasceu, em 1999, a Cooperativa Educacional São Roque de Minas, responsável por manter a Escola Ellos, junção das iniciais das palavras ética, liderança, liberdade, organização e solidariedade. Inicialmente, uma instituição para trabalhar princípios e valores do cooperativismo e para a formação de sucessores às iniciativas do grupo. Isso até 2008, quando a parceria com o Sebrae, com foco em educação empreendedora, começou a dar os primeiros passos conteúdos relacionados à empreendedorismo e finanças passaram a dividir espaço com matérias básicas. Além disso, iniciativas para colocar o conhecimento em prática, como uma feira de produtos e serviços concebidos e negociados pelos próprios alunos, também passaram a ser realizadas.

Segundo a secretária de Educação de São Roque de Minas, Tatiana Rodrigues, a expansão do ensino empreendedor para toda a rede pública e privada do município ocorreu em 2013. Mas não foi simples. Qualificar professores, adaptar material pedagógico e envolver a comunidade escolar foram desafios que precisaram ser vencidos. Hoje, 1.286 alunos são beneficiados pelo programa e os reflexos são percebidos não apenas no município, que viu a pujança voltar ao cotidiano, mas principalmente na atitude dos estudantes, que exercem com maestria o papel de cidadãos. "Os sonhos deles estão mudando, eles estão mais ambiciosos, o que é positivo, e preocupados em garantir o bem-estar da população da cidade", destacou Tatiana.

Reflexo do Projeto Líder

A apresentação do caso de São Roque de Minas na UCPel compõe o Projeto Líder em Desenvolvimento Regional, encabeçado pelo Sebrae. A UCPel colocou toda a sua estrutura à disposição da iniciativa, cujo objetivo é estimular gestores públicos e privados a atuarem de forma empreendedora e em conjunto para favorecer o desenvolvimento da Zona Sul. O projeto é composto por treinamentos, nos quais os participantes trabalham estratégias para empreender, inovar e buscar soluções visando a superação de dificuldades comuns a várias localidades. Além de discutir ações de desenvolvimento, o programa também orienta na busca de parceiros e recursos.

A palestra desta quinta-feira foi o ponto de partida das atividades efetivas do Líder Novo Sul para promoção do desenvolvimento regional, no eixo Educação, a partir de um projeto piloto nos municípios de Pelotas e Morro Redondo. Segundo o professor da UCPel, Samuel Ongaratto, que participa do Líder, o trabalho entrou agora na fase de operacionalização das estratégias. "A primeira ação pensada está se concretizando aqui neste evento, que é conhecer casos que fizeram diferença na área da educação e que impactaram os outros eixos", explicou.

Clique na imagem acima e veja as fotos: Fernando Frederico da Silva, Tatiana Rodrigues e Samuel Ongaratto na manhã desta quinta-feira (18)