/ Notícias / Cartas de Amélia inspiram look no Design de Moda
Cartas de Amélia inspiram look no Design de Moda
20.07.2012 | 14:39 | #tecnologia-em-design-de-moda
Cartas de Amélia inspiram look no Design de Moda
O mês que marca a comemoração do bicentenário de Pelotas foi o período escolhido para a apresentação dos trabalhos da disciplina Projetos de Integração do Design de Moda 3, produzidos por acadêmicos do quarto semestre do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Entre os looks que mais se destacaram esteve a produção das alunas Marcelle Saraçol e Camila Cardoso, inspirada na história da Baronesa Amélia Hartley Antunes Maciel, carioca de nascimento, que viveu na Pelotas do século 19.

A proposta era apenas que os estudantes criassem uma marca fictícia e um look, inspirados no tema geral Moda, luxo, poder e sedução. Mas, as meninas não quiseram parar por aí. “Nós observamos que muita coisa do que é feita no mercado da moda, hoje em dia, não tem um significado. Por isso, pensamos em algo que fizesse com que as pessoas comprassem não apenas uma marca, mas história, informação”, disse Marcelle.

Foi daí que nasceu a marca fictícia Antiquariun. Seu objetivo: trazer, a cada coleção, a relação entre passado e presente, com base em um ícone histórico gaúcho. E nada melhor que começar com a famosa personagem da história pelotense. Para tanto, Marcelle e Camila foram a campo. Visitaram a antiga casa da protagonista – o Museu da Baronesa, foram à Bibliotheca Pública pesquisar documentos e impressos da época, além de recorrer até mesmo a Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) para fundamentar o estudo. O que mais ajudou na busca foram mesmo as cartas que a Baronesa Amélia escrevia a sua filha. Dali as alunas puderam absorver detalhes da personalidade, do temperamento e da vida da Baronesa que serviriam para embasar a coleção.

Intitulada Cartas de Amélia, a coleção traz, em seu primeiro look, duas peças – a camisa rosa nude transparente e a saia, curta na frente e longa atrás, de cor azul marinho. Na barra da saia, podem ser lidos trechos das cartas em uma estampa personalizada. As cores foram escolhidas por representarem tipicamente o que se usava na época. A transparência se encarregou de dar um toque mais moderno à roupa, assim como o detalhe da saia que parece ter dois comprimentos, mostrando jovialidade. Além disso, segundo as alunas, o azul marinho simboliza a viuvez da Baronesa aos 38 anos.

Para ilustrar o trabalho, as meninas registraram seu look em imagens feitas também por um aluno da Católica, Matheus Peluffo, que cursa Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. A modelo da foto é a acadêmica de Comunicação Social – Jornalismo da Instituição, Marina Bonati. O trabalho de Camila e Marcelle, assim como os demais looks apresentados na disciplina, estão expostos no Campus II da Universidade (rua Almirante Barroso, 1.202).