/ Notícias / CAPS promove Super Festa do Amigo
CAPS promove Super Festa do Amigo
18.07.2012 | 17:36 | #psicologia
CAPS promove Super Festa do Amigo
No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola) promove uma Super Festa do Amigo. A festa será realizada na quinta-feira (19), às 14h, nas dependências do CAPS Escola. Contando com a exposição de roupas e fantasias personalizadas feitas pelos usuários do CAPS, a festa terá, também, apresentações teatrais e de dança e o lançamento do primeiro CD do Grupo Felizarte.

O projeto Felizarte relaciona a música com diversas atividades artísticas e culturais com a finalidade de proporcionar a reinserção social dos portadores de transtornos mentais. O próprio nome sugere a união ente felicidade e arte, onde ambas se correlacionam.

De acordo com coordenador do Felizarte, professor Izamir de Farias, o grupo da oficina de música ensaia uma vez por semana, aprendendo a utilizar instrumentos de percussão. Os participantes também debatem e refletem sobre as letras das músicas e os tipos de harmonia possíveis. Tudo de forma interativa e dinâmica. “Muitos pacientes relataram a mudança de perspectiva logo ao ingressar no projeto”, comentou Farias.

O grupo lança seu primeiro CD, após diversas apresentações musicais pela cidade. “A arte é uma importante ferramenta de inserção social, pois ameniza os sintomas recorrentes dos transtornos mentais. A música possibilita manifestações de sentimentos, por vezes difíceis de serem expressos”, ressaltou Farias.

Sob a temática Solidariedade e fantasia, a festa, além de proporcionar integração e harmonia, tem, também, a finalidade de arrecadar alimentos não-perecíveis e agasalhos que serão posteriormente doados a entidades carentes.

O CD do Grupo Felizarte terá tiragens limitadas e estará disponível para venda a partir de segunda-feira (23), na secretaria do CAPS Escola (rua General Osório, 500).