/ Notícias / CAPS Escola da UCPel confraterniza o dia do amigo
CAPS Escola da UCPel confraterniza o dia do amigo
22.07.2013 | 11:05 | #psicologia
CAPS Escola da UCPel confraterniza o dia do amigo
Nos 365 dias do ano, a comunidade que acessa os serviços oferecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) reconhece a equipe como grande parceira de muitas conquistas. Então, para festejar o dia do amigo, comemorado no sábado, dia 20, uma animada festa, ocorrida na quinta-feira (18), reuniu os sete locais que prestam atendimento no município. 

Com a temática Memórias de um Tempo Bom, acadêmicos e professores da Católica, equipes multidisciplinares dos Centros, usuários e familiares escolheram seu personagem favorito e colocaram a criatividade para funcionar na elaboração de fantasiais. “No ano passado resolvemos fazer a festa a fantasia. Foi tanto o sucesso que ficou instituído seu uso em todas as edições”, contou coordenadora do CAPS Escola, Valéria de Oliveira Nogueira.

Nesse ano, só podiam participar fantasiais inspiradas em personagens de décadas anteriores. Em meio a muita empolgação, era possível ver personagens como Elvis Presley, Carmen Miranda e Emília (do Sítio do Pica Pau Amarelo) desfilando e dançando pelo salão da Associação dos Ex-Funcionários da CTMR. “A festa é uma excelente forma dos pacientes exercerem sua autonomia, onde eles ajudam a organizar o evento e participam ativamente de todas as etapas”, explica a coordenadora.

Para ela, a festa ainda poder ser uma forma para realizar sonhos e fantasias, que, talvez, não pudessem ser manifestadas em outro local. “Aqui estamos em um lugar protegido, onde todos são iguais”, disse. A proposta da festa também auxilia na reabilitação psicossocial, associada a todo um tratamento de transtorno por trás de muitas atividades de entretenimento e inclusão, ponderou a coordenadora. 

Um dos mais animados da festa foi o aposentado V. M., de 68 anos, que freqüenta o CAPS Escola há quatro anos. Entre amigos, ele conta que a ajuda veio em um momento difícil, quando não queria mais viver. “Comecei a me tratar no centro, reencontrei a felicidade de viver e ganhei uma nova família”, disse. Valter ainda encontrou no CAPS Escola uma nova forma de se expressar, através do Grupo Musical Feliz Arte, criado pela Oficina de Música do CAPS Escola. 

Para agradecer todo o apoio recebido, o aposentado brindou os participantes com sua musica e garantiu a animação da festa pelo resto da tarde. 

O CAPS Escola é mantido através de convênio entre UCPel e Prefeitura Municipal de Pelotas. O local auxilia na reabilitação de pessoas que apresentam quadro de transtornos graves. Entre suas propostas está conscientizar a população para que as pessoas com transtorno mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar em convívio social, recebendo apoio especial para sua reinserção na sociedade.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?