/ Notícias / Caps Escola da UCPel confraterniza dia do amigo
Caps Escola da UCPel confraterniza dia do amigo
20.07.2018 | 17:03 | #psicologia
Caps Escola da UCPel confraterniza dia do amigo
Para festejar o dia do amigo, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Escola da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveu a ‘Festa do Esquisito’. A atividade ocorreu na tarde desta sexta-feira (20) e reuniu usuários e trabalhadores dos oito Caps que prestam atendimento ao município.

O principal objetivo da confraternização foi proporcionar momentos de integração entre profissionais e usuários dos centros. “É necessário unir serviços e contribuir para a reabilitação psicossocial de todos eles”, completa a coordenadora do Caps Escola, Márcia de Almeida.

A temática foi escolhida pelos usuários através de uma assembleia e teve como objetivo mostrar as contradições do dia a dia. Conforme explica a coordenadora, o tema quis abordar diversidades e diferenças durante um momento de brincadeiras e alegrias.

A responsável por elaborar os convites da festa, a aposentada S.C., 42, frequenta o Caps Escola há dois anos. Para ela, a festa do dia do amigo possibilita um dia de descontração. “Podemos esquecer doenças e problemas e só pensar na diversão”, disse. A usuária ainda encontrou no centro a possibilidade de desenvolver sua criatividade, através das oficinas de pintura em tecido e artesanato.

A animação da festividade ficou por conta do Grupo Vocal Los Lokos (grupo autônomo de usuários) e Grupo Vocal Esperança (reúne usuários de diversos serviços). O Grupo Vocal Felizarte (do Caps Escola) aproveitou a oportunidade para lançar o seu CD. Além disso, apresentações de dança, desfile dos esquisitos, brincadeiras e baile fizeram parte da programação.

O CAPS Escola é mantido através de convênio entre UCPel e Prefeitura Municipal de Pelotas. O local auxilia na reabilitação de pessoas que apresentam quadro de transtornos graves. Entre suas propostas está conscientizar a população para que as pessoas com transtorno mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar em convívio social, recebendo apoio especial para sua reinserção na sociedade.

Redação: Rafaela Rosa