/ Notícias / Capelão da UCPel compartilha experiência de viagem ao Haiti
Capelão da UCPel compartilha experiência de viagem ao Haiti
06.08.2014 | 11:33 | #capelania-e-identidade-crista
Capelão da UCPel compartilha experiência de viagem ao Haiti
Entre os dias 09 e 29 de julho, o capelão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), padre Rogério Mosimann da Silva, esteve no Haiti. Lá, pôde obter uma experiência de comunhão com outra cultura e conhecer um pouco mais da realidade vivida pelo povo do país. O jesuíta também testemunhou como a população haitiana está em contato com a religião, além de participar de celebrações em capelas na capital, Porto Príncipe, e nas cidades de Quanaminthe e Cap-Haitien (Cabo Haitiano).

Padre Rogério acompanhou o trabalho realizado pelos jesuítas haitianos nos Centros Sociais da região e as atividades nas escolas com o Movimento Fé e Alegria, em que crianças realizam diversas atividades em turno integral. Outro trabalho realizado por um dos Centros é o serviço com os refugiados em Quanaminthe, tratando questões sobre o tráfico humano. O capelão também observou os trabalhos desenvolvidos com medicina alternativa e economia solidária, no qual a população trabalha na venda de doces e geleias de frutas nas feiras da cidade.

Padre Rogério destaca que mesmo sendo um país pobre, de estrutura precária na saúde e na educação, e que ainda não se reergueu totalmente após ser devastado por um forte terremoto em janeiro de 2010, possui uma população com senso de dignidade, embora não tenha muitos recursos, necessitando assim de ajuda internacional. “O que achei mais bonito é que percebi um povo alegre, esperançoso, que não se deixa abater pelos problemas enfrentados”, ressaltou. Ele também percebeu, durante sua visita, que os haitianos têm a religião muito presente em sua rotina, tanto a de origem africana como católica e evangélica.

O capelão já tem a ideia de voltar ao país para realizar algum trabalho social. “É um grande desafio da Igreja estar presente na realidade do povo haitiano”, disse.