/ Notícias / Capacitação sobre o tabaco é realizada na UCPel
Capacitação sobre o tabaco é realizada na UCPel
25.07.2012 | 16:11 | #institucional
Capacitação sobre o tabaco é realizada na UCPel
Nesta quarta-feira (25) ocorreu na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) uma atividade de capacitação sobre o tabagismo. Uma apresentação dos dados nacionais e mundiais sobre o uso do tabaco, o Programa de Tratamento do Tabagista – proposto pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) – e as formas de tratamento do vício foram abordados em forma de palestra pelos membros da coordenação do projeto, Tânia Dreier e Fúlvio Albuquerque. O objetivo desse treinamento é preparar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) regionais e estaduais para que possam lidar da forma mais adequada com o dependente do tabaco.

Representando a Secretaria Estadual de Saúde, a farmacêutica Mara Elis Fredes destacou a importância de uma equipe capacitada para lidar com esse problema. “É fundamental a qualificação do atendimento aos pacientes dependentes do fumo. Eles necessitam do amparo que a equipe médica pode oferecer”, comentou.

O coordenador do Programa UCPel Mais Saudável, professor Roni Quevedo, comentou: “Eu acho muito produtivo o fato de acontecer pela primeira vez essa capacitação aqui em Pelotas, sendo que são 51 UBS e somente duas são capacitadas sobre o tabaco. O que se espera, a partir de hoje, é um crescimento de pelo menos 80%”.

Com a participação de vários funcionários e representantes das UBS, das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do INCA, a atividade espera definir equipes qualificadas e devidamente capacitadas para lidar com o tratamento do usuário de tabaco.