No dia 25 de junho de 2025, às 16h, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Ambulatório de Dermatologia da instituição, promoverá um ciclo de capacitação voltado aos profissionais de saúde da atenção básica. O encontro acontecerá no Auditório Dom Antônio Zattera e reunirá cerca de 100 médicos vinculados à rede municipal.
As duas primeiras aulas serão ministradas pelos docentes do curso de Medicina e abordarão, respectivamente, dermatite atópica e urticária crônica espontânea.
Esse projeto integra uma série de ações periódicas que, a partir de outubro de 2025, incluirá também módulos sobre psoríase e outras doenças cutâneas de alta relevância epidemiológica. “Pretendemos, de tempo em tempo, trazer doenças que façam diferença na prática clínica da atenção primária”, explica a professora Joice Goebel, coordenadora do programa em conjunto com o professor Ralph da Rosa.
“Nós sabemos que as doenças de pele têm impacto significativo na saúde física e emocional, prejudicando o sono, o convívio social e o desempenho escolar, como acontece na dermatite atópica. Nossa intenção principal é que, com uma abordagem adequada, os pacientes tenham melhora real na qualidade de vida”, complementa Joice.
Além de capacitar o médico para o atendimento inicial, o ciclo visa garantir encaminhamentos mais eficientes para o tratamento especializado, ampliando o acesso e a qualidade do cuidado dermatológico em Pelotas e região.