/ Notícias / Candidatos apresentam propostas em entrevista na UCPel
Candidatos apresentam propostas em entrevista na UCPel
13.09.2012 | 18:49 | #institucional
Candidatos apresentam propostas em entrevista na UCPel
Meia hora depois do horário marcado, a comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e demais eleitores puderam, enfim, acompanhar a entrevista com os candidatos à Prefeitura Municipal nas Eleições 2012. Com a presença de Catarina Paladini, Eduardo Leite, Fernando Marroni e Matteo Chiarelli, a atividade foi realizada, na noite de quarta-feira (12), no Auditório do Campus II, por iniciativa da Coordenação Arquidiocesana de Leigos.

Mediados pelo advogado Sidinei Rosa, os candidatos tiveram, inicialmente, 14 minutos para falar sobre suas propostas de campanha. Saúde e educação foram o foco das explanações. “É incompreensível que nossa cidade não tenha conseguido resolver o atendimento [de saúde] básico e imediato à população. Pelotas é a cidade que, por excelência, tem condições de resolver esse problema”, disse Marroni, ao considerar a tradição municipal em formar profissionais qualificados no segmento, sobretudo via ensino superior. Eduardo fez coro à afirmação de que “a população merece um atendimento digno de saúde”. Catarina destacou a problemática da drogadição como um fator que deve ser encarado como “epidemia”. “Tem que haver política para isso”, pontuou. Salários dignos para os professores também foram defendidos pelos prefeituráveis, assim como a construção de novas escolas, como citou Matteo, ao lembrar da necessidade de mais vagas na educação infantil.

A segunda fase foi aberta para que o público fizesse perguntas por escrito aos candidatos. As questões selecionadas incluíram, também, o tema da mobilidade urbana.

TV UCPel, RU e HUSFP
Os aspirantes ao cargo de Prefeito de Pelotas passarão por uma sequência de entrevistas na Rádio Universidade Católica de Pelotas (RU/UCPel), entre os dias 24 e 28 de setembro, sempre às 11h05min. A sabatina culmina com um debate, que será transmitido, também, pela Rádio Alfa FM, no dia 02 de outubro, às 20h. A RU transmite na frequência 1.160 kHz AM e a Alfa pela 94.5 MHz FM.

Na emissora de televisão da Universidade (TV UCPel) estão sendo transmitidas entrevistas gravadas não apenas com os candidatos a Prefeito, mas, também, com seus vices. As exibições ocorrem às 18h30min, durante o telejornal UCPel Notícias, com reprise às 21h30min. Os telespectadores podem acompanhar as explanações pelos canais 10 da ViaCabo e 15 da NET.

Nas manhãs de 17, 18, 19, 24 e 25 de setembro será a vez do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) receber a visita dos prefeituráveis. A atividade tem como propósito oportunizar aos candidatos a exposição de suas propostas, principalmente relacionadas à saúde.