Conheça a história do médico que dá nome ao Campus da Universidade Católica de Pelotas que abriga os cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem.
Dr. Franklin Olivé Leite
Nasceu em 22 de dezembro de 1900. O último de 10 irmãos. Dois de seus irmãos mais velhos tornaram-se médicos: Antônio, 1912 e Miguel, 1919. Formou-se como seus irmãos na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFER, na Praia Vermelha, em 1927.
Em 1931, instala o denominado Sanatório Dr. Henrique Belford Roxo, o primeiro hospital particular no Rio Grande do Sul, especializado em doentes mentais. Em 1934, é convidado e torna-se professor de fisiologia humana da novel Faculdade de Farmácia e Odontologia de Pelotas.
Em 1939, aproveitando a estada no porto de Rio Grande, rumando para Buenos Aires do grande psiquiatra austríaco Manfred von Sakel, inicia com o auxílio do seu colega de São Lourenço, Dr. Thoffern, o uso da insulinoterapia no tratamento das psicoses no Rio Grande do Sul.
Em 1939 é nomeado por ato dos Senhores Presidente Getúlio Vargas e Ministro Capanema – Inspetor Federal do Ensino Superior lotado no Ministério da Educação para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Ainda em 1939 inaugura o prédio construído e instalado especialmente para tratar doentes mentais, sendo administrado pelas Irmãs de Nossa Senhora até sua oclusão em 2003.
No dia 7 de novembro de 1940, promove a fundação da Sociedade de Medicina de Pelotas; é eleito seu 1º presidente e apresenta o 1º trabalho científico “Sintomas mentais e complicações em casos de febre tifóide”.
Em 1953 reuniu em seu consultório ilustres concidadãos com o dito de debater a necessidade de incrementarem-se os cursos superiores nesta cidade. Presentes na reunião: Dr. Bruno de Mendonça Lima, diretor da Faculdade de Direito UFRGS; Dr. Paulo Osório, diretor da Faculdade de Odontologia URFRGS; Dr. Orlando Correa de Azevedo, médico presidente da Sociedade de Medicina de Pelotas; economista Cyro Tavares, Dr. Vicente Martins Gervini, advogado.
Decidido publicar-se um manifesto público e convocação para em maio de 1954 reunidos em Assembléia Geral Pública, decide-se lançar o Edital de Fundação da Instituição Pró-Ensino Superior do Sul do Estado – IPESSE. Na reunião seguinte, Dr. Franklin é eleito seu primeiro presidente.
Em 1956, obtém do prefeito Dr. Mário Menghetti e da Câmara Municipal a doação para o IPESSE do prédio desativado do Instituto de Higiene Municipal – Dr. Borges de Medeiros, sito a Av. Duque de Caxias e que hoje serve a Faculdade de Medicina da UFPel.
Também em 1956, autoriza o funcionamento da Faculdade de Medicina de Santa Maria, contrariando ordenação superior, sendo por isso, castigado com a perda de proventos por 60 dias.