O Campus da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, no dia 23 de maio, a instalação de um Desfibrilador Externo Automático (DEA) que está disposto no prédio S-01, no corredor, próximo à sala de vacinas. O DEA é um equipamento portátil que analisa o ritmo cardíaco de uma pessoa em situação de mal súbito e, se necessário, administra um choque elétrico para reverter certos tipos de parada cardíaca súbita.
Sua principal vantagem é a possibilidade de ser usado por leigos, com instruções claras de áudio e visuais que guiam o usuário no passo a passo. Mesmo assim, a equipe de colaboradores da UCPel e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) atuantes no Campus da Saúde, já recebeu a capacitação necessária para sua utilização.
Um equipamento idêntico já está com a instalação programada para o Saguão do Campus I da universidade. A previsão é que a equipe receba o treinamento para operar o DEA no dia 11 de junho de 2025.
Maurício de Leoni Godoi, Engenheiro de Segurança do Trabalho da UCPel, destaca a importância de aparelhos como esse. “A implementação desses instrumentos, cruciais para salvar vidas, reforça o compromisso da universidade com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade acadêmica”, realça.
Redação: Vanessa Ferro