/ Notícias / Campanha voltada a catadores de materiais recicláveis permanece recebendo doações
12.05.2020 | 15:57 | #nesic #coronavirus

A campanha solidária voltada a arredar recursos aos catadores de materiais recicláveis dos municípios de Pinheiro Machado e São José do Norte permanece recebendo doações. Organizada pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (Nesic/UCPel), a ação pretende amenizar as dificuldades enfrentadas pelos dois grupos devido à pandemia de Covid-19.

Além de ter uma renda baixa, os catadores encontram-se em uma situação crítica, visto que precisam continuar coletando e devido ao isolamento social estão enfrentando dificuldades para comercializar os itens. De acordo com o professor Renato Della Vechia, muitos ainda correm risco diário provocado pelo contato com materiais que podem estar contaminados com o novo coronavírus, como máscaras respiratórios e luvas.

A campanha sugere que se adote um catador através da doação de R$ 300,00, o que poderá garantir o seu sustento por cerca de um mês. Porém, qualquer quantia é bem-vinda.

Para ajudar à Cooperativa de Trabalho Nortense de Agentes Ambientais (COOPNORA), de São José do Norte, os dados são do Banrisul - Agência: 0860; Conta: 06.206712.0-9; CNPJ: 28.156.179/0001-90. Para ajudar à Associação Pinheirense de Trabalhadores com Reciclável, de Pinheiro Machado, os dados são da Caixa Econômica Federal - Agência: 4506; Operação: 003; Conta corrente: 00000201-8; CNPJ: 191746340001/99.

Também participam da iniciativa a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul).