A Acolhida da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que ocorreu no dia 18, abriu espaço também para a apresentação da proposta de sustentabilidade da UCPel, totalmente ligada à concepção da Agenda 2009 da Universidade. O coordenador do curso de Ecologia, professor José Antônio Weykamp da Cruz, falou ao público sobre as mais diversas ações ligadas ao tema que, na sua opinião, pode ser resumido como “cuidar do ambiente a partir da esfera em que cada cidadão habita”. “Em geral, as pessoas tendem a associar sustentabilidade a uma mudança de nível global. Está certo. Porém, o que faz isso sair do papel dos protocolos são as ações pontuais. A mudança é plena e global, mas a ação é local e individual”, explicou.
De acordo com o professor, embora pequenas, as atitudes práticas e cotidianas, como fechar uma torneira pingando sem nenhuma necessidade, fazem toda a diferença. “A idéia de associar esse assunto à agenda é a de estimular a reflexão da comunidade acadêmica para o fato de que todos nós temos de agir juntos. Não é só ao curso de Ecologia que pertence a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. Para que beneficie individualmente, a mudança tem de ser coletiva. Todos somos Universidade”.
Energia elétrica, poluição do ar, moda sustentável e biodiesel são alguns dos assuntos tratados na agenda 2009, na abertura de cada mês. “É essencial nos dias de hoje uma instituição chamar a atenção para questões ambientais. A Universidade uniu o útil ao agradável, e juntou ensino e arte”, comentou a aluna do terceiro semestre de Ciências Biológicas, Luana de Lima.
Para ler mais sobre a Acolhida 2009, clique aqui.