Estudantes do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram nesta quarta-feira (10) de atendimentos referentes à campanha Maio Vermelho. Esta é uma iniciativa realizada por meio de uma parceria com a Prefeitura de Pelotas, para conscientizar a população sobre os fatores de risco e prevenção ao câncer de boca.
Durante todo o dia a população pôde procurar atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especializações Odontológicas, sem a necessidade de agendar consulta com o dentista. A equipe, composta por profissionais da Prefeitura e por estudantes da UCPel, realizou exames preventivos, orientou pacientes e fez encaminhamentos para exames específicos em casos necessários.
De acordo com a dentista Cinara da Costa, o câncer de boca é uma doença bastante agressiva, mas quando identificado e tratado no estágio inicial, tem 90% de chances de cura. Este é um dos motivos da campanha focar na prevenção, principalmente para pessoas que se enquadram nos três principais fatores de risco: fumantes, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e exposição solar.
Além das atividades nas Unidades Básicas de Saúde, a equipe preparou material informativo à população e pretende realizar um dia de atividades voltado aos funcionários que trabalham no Campus da Saúde. “Muitas vezes a gente vê que tem uma alteração na boca, mas não faz nada achando que vai passar. A minha recomendação é a de que não se deixe passar. Quando antes identificar essa alteração, melhor e mais efetivo será o tratamento”, destaca a professora do curso de Odontologia, Luísa Oliveira.
A integração dos estudantes do curso de Odontologia da UCPel na Campanha faz parte do currículo do curso, que busca uma participação direta com a realidade profissional desde o primeiro semestre. Eles ajudam tanto na divulgação quanto nos exames realizados nos consultórios odontológicos. Além disso, participam de estágios curriculares todas as semanas em parceria com a Prefeitura e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com foco principalmente na prevenção de doenças.
:: Como prevenir o câncer de boca?
Para prevenção e identificar a doença em estágio inicial é preciso consultar regularmente o dentista. Além disso, você mesmo pode fazer um autoexame procurando identificar mudanças de coloração na mucosa bucal e vermelhão nos lábios. Além disso, observe esses outros pontos:
- Aumento de volume na região intrabucal, da face ou do pescoço
- Feridas que sangram facilmente ou que não cicatrizam num período de 15 dias
- Presença de áreas ásperas
:: Quais fatores aumentam o risco para o câncer bucal?
- Fumar 1 cigarro, ou mais, por dia
- 2 doses, ou mais, de bebidas alcoólicas por dia
- Expor-se à radiação UV sem usar protetor solar labial
- Infecção pelo HPV-16
- Dieta inadequada