/ Notícias / Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social
Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social
15.03.2024 | 09:49 | #institucional
Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa que há 60 anos promove a solidariedade e a reflexão dos fiéis durante o período quaresmal. Neste ano de 2024, trazem o tema "Fraternidade e Amizade Social". Com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, a campanha convida os fiéis a percorrerem um caminho quaresmal em três perspectivas: ver as situações de inimizade, deixar-se iluminar pelo Evangelho e agir conforme a proposta quaresmal. 


Assumida pelas Igrejas Apostólicas Romanas no Brasil, a campanha busca, através da comunhão, conversão e partilha, construir uma fraternidade e promover a transformação social.


No domingo (24), Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, acontecerá a Coleta Nacional da Solidariedade. Essa coleta tem como objetivo socorrer centenas de projetos sociais por todo o Brasil, especialmente aqueles ligados ao tema da campanha.


Buscando também uma boa comunicação visual, a identidade visual da campanha traz elementos que remetem à fraternidade e à amizade social, como: a casa - referenciando o lar, mesa - em referência à partilhar o alimento e estar rodeado de amigos e janelas - que abrem as cenas para o mundo. Além disso, o cartaz destaca a presença do Papa Francisco e da cruz de Dom Helder, simbolizando a continuidade e o compromisso da Igreja com a causa da fraternidade. 


Os objetivos da Campanha da Fraternidade 2024 são claros: despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana; compreender as causas da atual mentalidade de oposição e conflito; identificar as iniciativas de comunhão e reconciliação; redescobrir, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade e a amizade social; incentivar e promover iniciativas de reconciliação entre pessoa, famílias, comunidades; dentre outros objetivos.


Além dos objetivos, são sugeridas ações para alargar o espaço da tenda pessoal, comunitário-eclesial e social. Dentre as sugestões, estão:

A prática da justiça restaurativa;
Promover a discussão de grandes temas do momento, como a migração e o preconceito
Apoiar e fomentar campanhas contra o racismo e todo tipo de preconceito;
Promover a democracia e a paz, buscando uma integração maior com todos os movimentos que estão lutando para construir o novo mundo possível;
Apoiar as instituições públicas de denúncia de crimes de ódio e intolerância que circulam pelos países, visando uma vida melhor e com mais dignidade;
Conscientizar e formar as pessoas para a educação midiática, ou seja, para o bom uso dos recursos digitais, especialmente as redes sociais.

A Universidade Católica de Pelotas, junto da Campanha da Fraternidade 2024, deixa o convite para que todos, unidos pela fé e pelo amor ao próximo, se comprometam com a construção de um mundo mais fraterno, justo e solidário. 


Redação: Nátalli Nott Bonow

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?