/ Notícias / Campanha busca ajudar mães em amamentação
Campanha busca ajudar mães em amamentação
01.06.2012 | 10:46 | #institucional
Campanha busca ajudar mães em amamentação
Muitas vezes o sonho de ser mãe passa por alguns obstáculos. Um deles é a falta de leite. Buscando ajudar as gestantes que passam por este momento difícil, o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) lançou uma campanha de coleta de recipientes para armazenamento de leite materno. No Campus I, no próprio Hospital, nas Unidades Básicas de Saúde e ainda na recepção da Unimed foram colocadas caixas de coleta destes recipientes para que toda a comunidade possa ajudar.

Os recipientes têm um padrão: devem ser de vidro, com tampa plástica e fechamento de rosca. A razão para isto é a higiene e vedação do leite e dos materiais neste processo. O vidro é esterilizado com maior facilidade, a tampa plástica tem maior durabilidade e a combinação destes elementos facilita ainda o transporte e armazenamento do leite.

Segundo a nutricionista do HUSFP, Rejane Radunz, a adesão da campanha de recolhimento de recipientes é muito importante. “Quanto mais gente ajudar, melhor. Muitas mães não conseguem dar a seus filhos todo o leite necessário, enquanto outras têm leite excedente. Precisamos aproveitar isso e ajudar quem precisa”. Segundo ela, com a existência de um posto de coleta de leite materno – que é o objetivo final da campanha - muitas crianças se beneficiarão, pois este é o alimento mais importante nos primeiros meses dos bebês, ajudando no seu desenvolvimento e evitando doenças.

A ideia, neste primeiro momento, é recolher os recipientes para então começar a recolher o leite das mães doadoras. Depois, deverá ser implementada uma parceria entre o HUSFP e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que trabalharão de forma integrada. O leite materno será recolhido em Pelotas e enviado para o Hospital da FURG, onde haverá o processo de pasteurização do leite. Feito isso, o alimento retorna a Pelotas e é armazenado no posto de coleta do HUSFP.

Interessados em ajudar podem doar os recipientes nos postos de coleta: Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373), HUSFP (rua Marechal Deodoro, 1.123), Unimed (rua General Neto, 1.623) ou ainda no Ambulatório (Av. Fernando Osório, nº 1.586) e Unidades Básicas de Saúde da UCPel nos bairros Santa Terezinha, Fátima e Pestano.