/ Notícias / Câmara outorga título de Cidadão Pelotense a Cláudio Gastal
Câmara outorga título de Cidadão Pelotense a Cláudio Gastal
14.12.2012 | 17:45 | #institucional
Câmara outorga título de Cidadão Pelotense a Cláudio Gastal
A formalização do que já era sentido pela cidade e pelo homenageado. Assim foi a outorga, por parte da Câmara Municipal de Pelotas, do título de Cidadão Pelotense a Cláudio Leite Gastal, integrante do Comitê de Gestão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (14).

Emocionado e permeando sua fala com a marca da gratidão, Gastal mencionou que a homenagem era uma ocasião sonhada por ele. “Escolhi essa cidade como minha. Me orgulho muito desse momento”, disse o homenageado, natural de Santiago do Chile e filho de pais pelotenses.

O proponente, vereador Eduardo Macluf, apresentou um expressivo currículo de Gastal, que classificou como estrategista e orientador do desenvolvimento institucional, com preparo e experiência exemplar nas iniciativas pública e privada. De acordo com ele, a ampliação da governança e a ética são marcas do trabalho de Gastal. “É um reconhecimento da sociedade, com orgulho e reverência às suas ações. Cláudio Gastal executa um novo conceito de gestão em seu universo de atuação, e Pelotas não ficou de fora. É um homem determinado a ensinar que evolução só se atinge com transformação”, mencionou.

Gastal é formado em Processamento de Dados na UCPel e fez Mestrado em Sistemas de Informações na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Na Católica, atuou como professor, coordenou o Núcleo de Apoio a Projetos de Informática (NAPI), foi membro da Comissão Científica da Universidade e integrou o grupo de discussões que originou a criação do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) e a implantação da Empresa Júnior e do Centro de Incubação de Empresas (Ciemsul). Foi, também, presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Tem experiência em consultoria internacional e assessora o empresário Jorge Gerdau.

Na ocasião, o homenageado falou sobre a cidade, amigos e a família, além da Católica. “A UCPel é um marco na minha vida. Lá tive minha formação, durante sete anos atuei profissionalmente, tive espaço para desenvolver minhas aptidões e, agora, com emoção, retorno para cumprir novos desafios, com felicidade em contribuir para a Universidade e a cidade”.

Ao finalizar, Gastal mencionou que a excelência deve ser buscada em tudo o que se faz, balizada por princípios e valores; que as pessoas devem transformar a comunidade em que vivem; e que igualmente precisam pensar e atuar para deixar um mundo melhor para as gerações futuras. “Acredito na força do indivíduo como transformador do meio. Acredito na capacidade de fazer a diferença”.

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, disse que a atuação de Gastal desde sua chegada à Universidade, como aluno, foi fundamental e hoje, como membro do Comitê de Gestão, tem contribuído sobremaneira com a alavancagem da UCPel, especialmente pelo seu relacionamento com a comunidade.