/ Notícias / Calouros da Medicina realizam tour por espaços de aprendizagem
Calouros da Medicina realizam tour por espaços de aprendizagem
28.02.2013 | 14:11 | #medicina
Calouros da Medicina realizam tour por espaços de aprendizagem
O segundo dia de atividades dos novos alunos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi repleto de atividades e novas informações. Os cem estudantes foram recepcionados no novo Centro Acadêmico do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) para participar de palestras e conhecer os diversos locais onde irão transitar durante o período do curso.

Na primeira parada, os professores Ricardo Pinheiro e Sílvio Reis conversaram com os estudantes sobre o significado de ser médico e as dificuldades da profissão, e também explicaram como será o curso e os desafios que os jovens terão pela frente. “Nosso currículo é privilegiado, pois proporciona ao acadêmico contato com o paciente já no primeiro semestre”, disse Reis. Ele ainda lembrou alguns cuidados que os acadêmicos devem ter ao iniciar o atendimento direto na Unidade Básica de Saúde (UBS).

A segunda parada da turma foi no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, onde terão diversas disciplinas práticas de atendimento médico em todas as especialidades. A coordenadora do curso de Medicina, professora Vanessa Collete, ressaltou a importância da visita, visto que a maioria dos alunos é de fora de Pelotas e ainda não conhecia a estrutura da Universidade e tampouco da cidade.

Depois, o tour passou pelas três UBS administradas pela UCPel e onde os calouros iniciarão as atividades de observação dos procedimentos realizados por professores e colegas de outros semestres.

A acadêmica Jéssica Eickhoff, da cidade de Três Irmãos, aprovou a iniciativa da instituição por proporcionar o primeiro contato com os locais de estudo. “Também gostei de conhecer a história da UCPel, de saber que a Medicina tem tradição, visto que pelo país estão abrindo muitos cursos novos sem nenhuma estrutura”, avalia. A estudante ainda contou que teve total apoio da família para prestar a prova do Vestibular na Católica, devido à sua mãe ter se formado Farmacêutica pela UCPel. “O único Vestibular em que meus pais me trouxeram foi aqui. Eles gostam muito da cidade, porque estudaram aqui”, contou.

As estudantes Raissa Isoppo, de Bagé, e Stephani Wecchia, de Passo Fundo, também avaliaram como positivo o tour. “Para nós que somos de fora facilita muito saber a localização do Campus da Saúde e das UBS em que vou ter aulas”, afirmou Raissa.