A primeira atividade proposta pelo movimento Inovahub tratou sobre o Quadro de Modelo de Negócios, também chamado de Business Model Canvas. O workshop, realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na noite desta segunda-feira (27), foi o primeiro de muitos programados para ocorrer. Temas voltados ao empreendedorismo e à inovação serão apresentados semanalmente para interessados, de forma gratuita.
Na abertura do evento, o idealizador do Inovahub e assessor do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel), Gustavo Almeida, abordou o desafio de construir um movimento forte voltado para a inovação dentro da UCPel. O pró-reitor Acadêmico em exercício, professor Luiz Fernando Meirelles, destacou que a criação do Inovahub fortalece as ações empreendedoras e inovadoras realizadas pela Universidade.
O palestrante da atividade, o egresso do curso de Administração da UCPel e especialista em Marketing no Agronegócio e em Marketing e Agrobusiness, Leandro Knepper, mostrou toda a potencialidade do Business Model Canvas para o desenvolvimento de novas empresas. O administrador destacou que a ferramenta é a mais utilizada por negócios empreendedores, como o Netflix, os aplicativos Easy Taxi e Uber, e Airbnb.
Knepper ainda apresentou o passo a passo do preenchimento do Business Model Canvas, comentando os blocos Segmentos de Clientes, Proposições de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parcerias-Chave e Estrutura de Custos. Ele ainda explicou a importância desse modelo para o entendimento do ciclo de processos de uma empresa.
A realização semanal de workshops de curta duração é uma das principais propostas do movimento Inovahub. Os encontros gratuitos ocorrerão sempre nas segundas-feiras, às 18h30min, na Livraria Vanguarda Técnicos, localizada no saguão do Campus I. É necessária a realização de inscrição prévia para participar dos encontros.