/ Notícias / Bolsista da TV UCPel recebe menção honrosa no Prêmio Ari de Jornalismo
Bolsista da TV UCPel recebe menção honrosa no Prêmio Ari de Jornalismo
19.12.2016 | 18:21 | #jornalismo
Bolsista da TV UCPel recebe menção honrosa no Prêmio Ari de Jornalismo
A estudante do oitavo semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Augustine Timm, teve reportagem selecionada entre as duas melhores do estado na categoria de telejornalismo universitário pelo Prêmio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) de Jornalismo. A série “Pelotas do Sal ao Açúcar” foi produzida para a TV UCPel com o objetivo de ser exibida na semana do aniversário de Pelotas.

O anúncio, bem como a festa de premiação, ocorreu nesta segunda-feira (19), no Auditório do Mercado Público de Porto Alegre. Entre todas as categorias, 367 trabalhos foram submetidos à competição, sendo 20% inscritos na modalidade de jornalismo universitário. O trabalho de Augustine foi premiado na subcategoria ‘telejornalismo’ e recebeu menção honrosa. 

A acadêmica conta que resolveu inscrever o material por acreditar no seu potencial informativo e visual. “Inscrevi a série pois confiei no gás que ela tinha para concorrer. Já fiquei muito feliz por ter meu trabalho como finalista”, comemora a repórter, ao contar que a ideia de fazer a série surgiu devido o interesse pela história de Pelotas. A confecção do material demandou mais de dois meses de trabalho.

A série “Pelotas do Sal ao Açúcar” foi produzida pela repórter Augustine Timm e pelo cinegrafista Bruno Bohm. Contou também com o apoio do videografista Alexandre de Leon e da editora-chefe Gabriela Voigt. Ela pode ser assistida na internet em três partes: parte 1, parte 2  e parte 3

Atuação no laboratório de ensino  

Augustine atua na TV UCPel há aproximadamente dois anos. Sobre a experiência e vivência adquirida através de estágios no laboratório o sentimento é de gratidão. “Devo tudo à TV UCPel, aprendi tudo ali. Eles plantam sementes e em um momento elas começam a germinar”, comenta. 

Segundo o coordenador da TV e do curso de Jornalismo, professor Marcus Spohr, cada vez mais a emissora se consolida como um elemento crucial para a formação dos estudantes de jornalismo. “A produção audiovisual já domina e irá dominar cada vez mais o acesso informativo da sociedade. Neste sentido, temos cadeiras específicas no curso que conseguem proporcionar ao aluno aquilo que o mercado exige”, explica, ao afirmar que mais de 90% dos alunos que estão na TV da UCPel  saem da universidade com colocação certa no mercado de trabalho. 

Atualmente a TV UCPel conta com 10 profissionais e tem capacidade para receber 25 alunos por semestre. Segundo Spohr, tanto as cadeiras de jornalismo de TV como a emissora estão sempre se adequando às tendências do telejornalismo e do audiovisual. 

A TV UCPel é um canal universitário que oferece oportunidades aos acadêmicos desde o primeiro semestre do curso. No local, é possível vivenciar a rotina da televisão, produzindo e executando reportagens, aprendendo técnicas de imagem e apresentando os programas da emissora. A TV UCPel pode ser sintonizada através dos canais 15 da Net e 7 da Blue.

Vestibular Agendado 

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está com as inscrições abertas para o Vestibular Agendado. Serão disponibilizadas 16 datas divididas entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A nova modalidade é composta por uma prova de redação. Confira mais informações no site do Vestibular, vestibular.ucpel.edu.br.   

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?